sábado, 18 de janeiro de 2014

Dica de livro: Pausa para ouvir música - um jeito fácil e agradável de ouvir música clássica



Ano: 2008

ZAGONEL, Bernadete
Editora Instituto Memória



Esse livro mostra ao leitor, que toda e qualquer música pode ser entendida e apreciada apenas sendo ouvida, inclusive a música clássica que costuma causar resistência nas pessoas. A autora afirma que é comum apreciarmos uma música sem conhecer suas estruturas, sem saber o que há dentro dela e que por meio de uma escuta concentrada e dirigida, é possível desvendar muito do que está escondido e que isso levará a uma maior satisfação em ouvir, além de auxiliar na construção do conhecimento musical.

Música: Sugestão de atividade



Desenvolvimento das atividades


Organize uma roda para iniciar a aula e explique para os alunos a proposta da atividade. Ressalte a importância de ouvir: os sons, a música, o professor; de ver: o espaço, o movimento dos outros colegas; de criar: não importa se o movimento é “feio ou bonito”, “esquisito e/ou engraçado”. O importante é investigar seus movimentos utilizado todas as partes do corpo.


Atividade 1
Inicie aquecendo o corpo em roda, começando pela respiração abdominal e, pedindo para cada um observar o tempo de sua respiração e o som ou silêncio. Siga o aquecimento pedindo para cada um realizar um movimento que aqueça, e todos repetem Sem música, cada um no seu tempo. O professor pode ao longo deste aquecimento propor mudanças de velocidade, isto é: fazer este mesmo movimento mais rápido, mais lento, muito mais rápido, etc.

Atividade 2
Separe os alunos em duplas: um aluno emite sons enquanto que o outro responde imediatamente com o corpo/movimento ao som proposto. Como se fosse um “boneco movido ao som” Os dois são criativos neste caso, quem faz o som e quem, responde. Inverta os papéis e repita o exercício formando novas duplas. O professor pode exemplificar fazendo sons diferentes para estimular os alunos: sons estridentes, sons relaxantes, sons calmos, sons aflitivos... Avaliação Ao final do exercício retorne a roda inicial para fechar a aula, propondo nova reflexão: Existiram dificuldades? Quais? Qual a preferência: fazer o som ou ser o boneco? Foi diferente fazer com uma dupla e com outra? O que foi diferente? Peça alguns exemplos de sons que geraram movimentos “interessante/esquisitos/engraçados/legais.” Termine com a respiração do início. É importante que o professor observe os alunos durante todo o tempo, intervindo sempre que achar necessário: estimulando, dando apoio técnico (indicado faltas e/ou outros caminhos), percebendo dificuldades.

Atividade 3
Balões Dançantes: Materiais: balões coloridos; canetas hidrográficas; xerox de fotografias dos participantes; gravuras de animais, frutas, etc.; cola ou fita adesiva; tesouras; aparelho de som.
Participantes: grupamentos de qualquer faixa etária.
Procedimentos prévios: Encher primeiramente os balões, em quantidade suficiente para cada participante ter o seu. Amarrá-lo para ficar cheio e seguro.
O participante vai escrever seu nome no balão para poder identificá-lo. Também pode-se colar xerox da fotografia do participante.
Atividades (sugestões):
Pôr uma música animada de fundo para dinamizar a atividade (sugestão “Uva de Caminhão” – Assis Valente).
Estabelecer com os participantes que enquanto a música estiver tocando, cada um ficará brincando com seu próprio balão, tentando não deixa-lo cair no chão. No momento que a música parar cada um dos participantes pegará seu balão, com as duas mãos, e falará em voz alta (podem até gritar), seu próprio nome, que estará escrito no balão, ou seja, terá o xerox de sua própria fotografia. Retomar a brincadeira com os balões quando a música recomeçar, repetindo a mesma.
Outra opção está em deixar os participantes misturarem os balões quando estão brincando com eles, sem deixá-los cair no chão. Quando a música parar, segurar um balão, qualquer, com as duas mãos e gritar o nome que estiver escrito no balão. Quem está segurando o balão, procura o dono, gritando o nome escrito no balão para entregá-lo. Ao serem devolvidos todos os balões aos respectivos donos, volta a tocar a música retomando a brincadeira do começo.
Uma terceira opção de brincadeira, com os balões consiste em brincar com os balões misturando-os, sem deixá-los cair. Quando a música parar, segurar um balão qualquer e começar a gritar o nome que está escrito nele. Os participantes deverão prestar atenção para ouvirem que os estão chamando para dirigir-se até ele e pegar seu balão de volta. Uma vez de posse cada participante com seu balão recomeçar a brincadeira.

Objetivos: integração do grupo; desinibição dos participantes; identificação de nomes, tanto dos colegas como de objetos; relação direta entre a observação e sua representação verbal; dinâmica corporal global.

Atividade 4
Dança dos círculos
Recorte círculos de cartolina colorida e fixe as figuras no chão com fita crepe. Calcule 1 círculo a menos do total de participantes. Os alunos circulam pelo ambiente e, quando a música para, tentam ficar em um dos círculos - falta um lugar, um participante cai fora a cada rodada. Essa brincadeira é parecida com a dança da cadeira e desenvolve a coordenação, o ritmo, a concentração e a agilidade.

Atividade 4
Dança do jornal
Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: uma folha de jornal para cada criança e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.

Alunos participantes organizados lado a lado. Perto de cada aluno será colocado uma folha de jornal. Dado um sinal (pode-se colocar uma música), todos os alunos dançarão sobre a folha de jornal e não vale sair de cima do jornal e nem rasgá-lo. Os movimentos com os pés deverão ser variados; ora eles pularão, ora dançarão etc., de acordo com a criatividade de cada um. Vence quem cumprir o objetivo de não rasgar o jornal.

Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas. Também pode ser realizada em dupla. Alguns alunos podem não toparem dançar por timidez, convide-os para serem juízes com o professor e observar se os colegas não infringem as regras.

Caso isto possa ocorrer com vários alunos, inicie a atividade da seguinte forma: quando eu colocar a música, vocês deverão ficar saltando em cima do jornal com os dois pés, mas não pode rasgar o jornal. 2- Em seguida a mesma atividade pedindo que salte com um pé de cada vez. 3- Saltar com um pé, os dois e o outro. 4 - saltar com um é os dois juntos, os dois afastados(abrindo as pernas e novamente juntos e o outro pé.
Fazer diversas variações  e já estarão dançando e experimentando o ritmo.



texto adaptado
fonte:
http://upedagogas.blogspot.com.br/2009/03/sugestoes-de-atividades.html?showComment=1390054341559#c1155919344691099875
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14827

sábado, 11 de janeiro de 2014

Sugestões de Atividades de Arte: Recortes e Colagens



Algumas sugestões de atividades que podem ser adaptados para diversos conteúdos como:
·         Monocromia
·         Policromia
·         Arte abstrata
·         Formas
·         Cores

    Recorte e Colagem - Formas geométricas variadas

Peça aos alunos que recortem diferentes formas geométricas e colem aleatoriamente
 



 Recorte e Colagem com triângulos

Sugira que recortem triângulos de diferentes tamanhos e cores e montem uma composição abstrata. O aluno entenderá também que qualquer figura geométrica que tenha três lados é um triângulo, independente do tamanho dos lados, dos ângulos ou da posição.
Com esta atividade o aluno estará desenvolvendo também um trabalho de sobreposição e trabalho com monocromia.


    Recorte e Colagem com quadrados e retângulos


Proponha que recortem quadrados de diferentes tamanhos e cores e montem uma composição abstrata.
Neste trabalho os alunos trabalharão também com duas formas geométricas ao mesmo tempo (quadrados e retângulos).
   


 

Recorte e Colagem com círculos

Peça que recortem círculos de diferentes tamanhos e cores e montem uma composição abstrata. Nesta atividade o aluno trabalhar com contrastes e abusar da criatividade.




   Jornal preto e branco sobre fundo preto

Material: papel color set preto, jornal, Cola bastão, Crystal cola preta e tesoura.

Modo de fazer: Recorte as montanhas, nuvens, raios do sol, árvores e portas das casas no jornal. As casinhas, o trem e o sol no papel color set preto. Com cola bastão monte a paisagem.
O professor pode sugerir outro tema.

    
 Paisagem – Papéis coloridos rasgados



Material: cartolina, papel color set várias cores, Cola branca.
Modo de fazer: Pegue um pedaço de cartolina e cole sobre ela o papel color set azul (céu), para isso utilize a cola branca.
Sobre o azul cole as montanhas – papel color set verde rasgado (vários tons). Recorte as casas, nuvens, árvores e sol, sempre rasgando com as mãos. Cole sobre o trabalho.
O professor pode sugerir  ao aluno um tema livre.

     Papel colorido sobre fundo pintado com Giz de cera


Material: cartolina branca, papel color set várias cores, canetas Hidrocor, Cola branca, Giz de cera e tesoura.
Modo de fazer: Pinte o fundo com Giz de cera.
Recorte formas geométricas coloridas e cole no trabalho (casas). No color set preto recorte os telhados e janelas. Cole. Recorte os coqueiros no color set verde. Cole. Faça os troncos com canetas hidrocor marrom.

   
 Paisagem com tecidos


Material: papelão, tecidos coloridos e lisos, feltro, Super cola pano, cola e tesoura.
Modo de fazer: Sobre um retângulo de papelão cole feltro azul ou tecido (céu).  Cole o feltro verde ou tecido (montanhas, vegetação).
Recorte no tecido estampado as demais partes e cole sobre o trabalho utilizando a Super cola pano.


  
 Colagem com areia colorida


Material: papelão, cola branca e areia colorida de várias cores.
Modo de fazer: Risque a paisagem sobre o papelão. Passe cola branca na parte superior (céu). Jogue a areia azul. Espere secar, jogue o excesso. Passe cola no coqueiro e jogue areia verde. Espere secar e tire o excesso. Proceda dessa forma (parte por parte) até que a paisagem esteja concluída.



Fonte:
http://www.acrilex.com.br/educadores.asp?conteudo=141&visivel=sim&mes=46