terça-feira, 5 de julho de 2011

Grafite

Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito). Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.

Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso.

Nina

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Não se deve confundir grafite com Pichação, que em geral é uma frase de protesto político, a mensagem de uma gangue ou até mesmo uma declaração de amor.
No Brasil, as críticas ao grafite se devem às pichações de fachadas, monumentos, igrejas, e mesmo de residências. Para reverter esse problema, algumas cidades estão convidando artistas do grafite a participar de projetos que visam embelezar os locais públicos. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.
 

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;
 
Trabalho de Nina


Grafiteiro/writter: o artista que pinta.

• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos.
Tag: é assinatura de grafiteiro.
 
Toy: é o grafiteiro iniciante.
Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

Algumas características do Grafite:

 
Grafite é um desenho feito em paredes, muros ou monumentos. Pode ser uma figura ou um conjunto de letras e palavras, com formas e significados alterados, ou seja, em vez do alfabeto tradicional, as letras são quebradas e misturadas a setas, curvas, asas, olhos pés raios e outros elementos.
As palavras, desse modo, são escritas para serem vistas, e não lidas.
No caso das figuras, o grafiteiro costuma fazer uma imagem inicial usando um molde de papelão (chamado máscara)e tinta spray. Depois, dá o acabamento. Alguns fazem o esboço com carvão diretamente no muro.

Trabalho de Nina

O molde do grafite
Muitos grafites são desenhados a mão livre, e outros são desenhados com moldes, também chamados de máscaras. Eles são feitos de papelão ou com chapas de raios X recortadas.

O molde pode ser usado de várias formas;
Moldes Positivo – a tinta é aplicada em volta do molde
Molde Negativo- a tinta é aplicada  na parte vazada do molde.





2 comentários: