Raimundo Morais Pessoa Filho
O artista plástico Morais Filho nasceu em São Luís , capital do Maranhão em 21 de abril de 1978. Mudou-se para Açailândia MA, aos 7 anos de idade.
Desde pequeno sempre teve inclinação para as artes plásticas, já demonstrando o talento pela habilidade com lápis de cor e pincéis em seus desenhos escolares.
Seu primeiro contato com tintas e pincéis a começar pela pintura em tecido, em cerâmica, e algumas técnicas de artesanato até chegar à pintura em óleo sobre tela aconteceu graças à oportunidade dada pela pedagoga Maria Enoy Brito dos Santos que na época em que conheceu Morais Filho era sua professora no Ensino Fundamental e gentilmente lhe repassou os seus conhecimentos em pintura através de suas técnicas.
O seu estilo é versátil, sua temática variada, tais como as cenas paisagísticas, o cotidiano do povo da região em que vive figuram seu universo artístico, além de naturezas-mortas, flores, temas religiosos, etc.
Em seu trabalho, prevalece o figurativo apesar de, recentemente estar passando por uma mudança em sua maneira de pintar compondor obras abstratas, geométricas, técnica mista etc.
Em 2005 foi contemplado com o patrocínio do Banco do Nordeste pelo Programa BNB de Cultura graças ao Projeto de sua autoria “ A Expressão Plástica como Meio de Inclusão Social” que gerou a Exposição de telas intitulada “Uma parte de mim é toda Arte”. Neste projeto foram pintadas 40 telas cujo tema se restringiu ao cotidiano do povo de Açailândia e sua paisagem. A partir dessas telas foram criados cartões postais e camisetas como lembranças da cidade em que mora.
Além da exposição individual fruto do projeto, paralelo à sua produção, o artista desenvolveu uma oficina de pintura em tela com dez adolescentes e jovens da comunidade. Uma parte do acervo produzido no projeto encontra-se hoje no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza CE.
Em Açailândia, já trabalhou também na Secretaria Municipal de Cultura, foi Coordenador de Arte da APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, na Casa do Artesão, e recentemente no Programa Educação nos Trilhos da Fundação Vale em parceria com o Canal Futura.Nesses últimos programas e instituições citadas, Morais Filho desenvolveu especificamente seu trabalho enquanto artista plástico e arte-educador.
Além da pintura, Morais Filho realiza criações de layouts para logomarcas.
Contribuiu muito como voluntário em ONG’s de sua cidade, participou ativamente dos eventos e articulações no que diz respeito às atividades e projetos culturais dentre eles os fóruns de Cultura.
Ilustrou os desenhos para o livro “Sementes na Terra” (coletânea Poética) e para o Memorial Poético Visual do Projeto “Josimos Nunca Mais”, e também ilustrou o livro “Cinzas Mortas” de autoria do professor Milton Teixeira.
Desenhou todo o figurino e cenário da Peça Teatral “Josimos das Águas das Terras de Lá”, e também do Espetáculo dançante “Quilombagem”. Este estreou no teatro João do Vale quando do Plano de Lançamento de Erradicação do Trabalho Infantil e posteriormente circulou em algumas cidades da Espanha em 2008.
Em 2010 produziu desenhos inspirados no trabalho escravo para compor o Atlas Jurídico sobre trabalho escravo no Maranhão produzido e lançado naquele mesmo ano pelo CDVDH Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia-MA.
Paralelo às artes plásticas, profissionalmente Morais Filho já desenvolveu outras funções em diversos órgãos, empresas e instituições dentre elas, Banco do Brasil seu primeiro emprego, IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísta,Fundação Sousândrade, Alternativa Serviços Gerais, SEEDUC-Secretaria de Educação, PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, SEMUS-Secretaria Municipal de Saúde-N.M.E.S- Núcleo Municipal de Educação em Saúde.
É Licenciado em Magistério Superior pela Universidade Estadual do Maranhão, UEMA.
Está cursando Artes Visuais na Universidade Federal do Maranhão, UFMA .
Recentemente ministrou um curso de pintura em tela na Galeria Brasil pela Be’larte e em seu atelier, está pintando sob encomenda.
Atualmente Morais Filho está trabalhando na Secretaria Municipal de Cultura de Açailândia.
Através da pintura, o artista encontrou uma maneira de partilhar o que ele tem de melhor e que espera melhorar ainda mais, encontrando na arte a sua razão de viver.
Detalhe da obra |
Etnia |
Paisagem Maranhense - Morro do Garrafão Tasso Fragoso -MA |
Tulipas |
Transparência |
Temos Direito de Brincar |
Rosa Escarlate |
Rebentação |
Rainha da Paz |
O Filho do Pescador |
Aceita um copo de leite - Série Jardim |
Homem da Roça |
Meus Segredos de Liquidificador |
Dança |
Capuccino |
Etnias |
Primitivo |
Preto e Branco |
Consciência Negra |
Cambiante |
Outros Trabalhos do Artista
Fonte: Biografia fornecida e atualizada, em 2011, pelo próprio artista.
Lindo trabalho, Morais! Parabéns!!!!
ResponderExcluirMUITO LINDO OS TRABALHOS SÃO PERFEITOS,UM VERDADEIRO ARTISTA,PARABÉNS E SUCESSO SEMPRE.
ResponderExcluirASS:Ágata Crislane
Olá Fabiana!
ResponderExcluirMuito obrigado por contribuir com a divulgação do meu trabalho. Através deste blog sinto-me honrado!
Abraços!
Oi Fabiana! Estava aqui olhando seu Blog e matando saudades de momentos em que executei cada pintura.Muito bom rever trabalhos que não me pertecem faz um tempão.
ResponderExcluirAbraços!
Olá Morais!
ResponderExcluirFicarei muito feliz se você me mandar novas imagens de trabalhos teus e com isso atualizar essa matéria proporcionando aos visitantes deste blog um acervo mais rico com obras de um grande artista, “você”.
Um grande abraço e um cheiro no coração.