quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Arte Pré-histórica

Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e, portanto antes da escrita. No entanto isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.

A Pré-história está dividida em três períodos:

Período Paleolítico ou da Pedra Lascada (Do aparecimento do homem até cerca de 10 mil a.C.) – Nessa época, o homem era nômade e um predador da natureza que vivia da caça, da pesca e da coleta de frutos.
Paleolítico Inferior: Primeiros hominídeos; caça e coleta; controle do fogo; e instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira e ossos: facas, machados.
Paleolítico Superior: O homem deste período era nômade. Os artistas realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Nesse período foram desenvolvidos instrumentos de marfim, ossos, madeira e pedra: machado, arco e flecha, lançador de dardos, anzol e linha;
Neolítico ou Pedra polida (De 10 mil a.C. até cerca de 4 mil a.C.). Os homens tornaram-se agricultores, pastores e sedentários. Os temas da arte mudaram: começaram as representações da vida coletiva. Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.
Idade dos Metais (De 4 mil a.C. até cerca de 3500 a.C.) marca o início da dominação dos metais por parte das primeiras sociedades sedentárias.
Na Idade dos Metais marcou:
• aparecimento de metalurgia;
• aparecimento das cidades;
• invenção da roda;
• invenção da escrita; arado de bois entre outras invenções.

A arte na Pré-história


Parece difícil acreditar que homens da Idade da Pedra faziam arte. Eles habitavam cavernas em quase toda a Europa, principalmente as da região Franco-Cantábrica, perto dos Pirineus. Os objetos deixados por estes povos revelam habilidade superior e podem ser encontrados arpões, machados, agulhas de osso bem acabados e em grande variedade. Viviam em comunidade, dividiam a caça e estavam deixando a vida nômade. As comunidades tinham alguma organização e surgem artífices especializados (artesões, artistas).
            A maior realização dos homens pré-históricos foi a arte, o que indica um grande progresso intelectual. Surge a pintura mural, a escultura, o entalhe e o relevo. Na pintura, uns pigmentos chamados “terra” ou naturais, que são o ocre e o vermelho da hematita, além do carvão eram misturados à água, à gema ou à clara de ovos ou sangue de animais, e pintavam com os dedos ou peles de animais.
            As pinturas de animais que serviam de caça eram constantes: conseguiam representar uma grande variedade e é surpreendente a capacidade de pintá-los com o traço firme e preciso.
            As figuras são representadas lateralmente com uma riqueza de detalhes. Cascos, crinas, olhos (de frente), manchas características de uma ou outra espécie. A sensação de movimento é o que mais impressiona. Os animais saltam, correm e demonstram grande energia. Nota-se, às vezes, flechas, e o animal sangrando.
            Os animais são representados em ocasiões diferentes, e nota-se sobreposição de uma pintura nova sobre a antiga, como se tivessem motivos especiais para representar só naquele espaço.
            Naquela época, a vida era difícil e morria-se muito cedo. Calcula-se que atingir 35 anos seria extraordinário. A mortalidade infantil era elevada sem os cuidados de higiene e alimentação adequada. A fome deveria ser ameaça constante, fora os perigos representados por animais ferozes e os cataclismos naturais. A gravidez, extremamente necessária e benéfica, era considerada como um acontecimento sobrenatural. Por isso, deviam acontecer sessões de magia não somente para propiciar a caça, como também a fecundidade. As cerimônias religiosas combinavam dança, música e dramatizações.
            Somente os animais que fossem caçados no dia-a-dia eram objetos de invocações aos deuses para que lhes fossem concedidos.
            Como já vimos, a pintura é figurativa e realista. Outra coisa interessante, é que as figuras não são representadas em plano algum, são soltas nos espaços, não há “chão”, nada fica atrás ou na frente de alguma coisa.
            Com o fim da ultima glaciação, a representação artística refletirá as mudanças climáticas e as consequências sobre a vida do homem primitivo. Ele abandonará as cavernas e o progresso será acentuado. Tudo irá mudar. A Arte também.

Arquitetura
Os grupos pré-históricos eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o período neolítico essa situação sofreu mudanças, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizava-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras as construções que serviam de habitação. Essas pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca. Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados de: dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; e os cromlech, que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra. Naveta ou túmulo naviforme que tinha por função o sepulcro coletivo e era construída com grandes pedras e técnica ciclópea (ou seja, sem qualquer argamassa). Recebem este nome devido ao formato naviforme, que lembra vagamente uma embarcação voltada para baixo.


                      Escultura
A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade;
Entre as mais famosas estão a Vênus de Lespugne, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria foram criadas principalmente em pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda.
O homem pré-histórico tinha como principal objetivo o de imitar a natureza e não o de fazer música ou dança. Mas aos poucos começou a produzir sons e os movimentos corporais nas suas cerimônias e rituais, como por exemplo, na evocação das forças da natureza, no culto dos mortos, no decorrer da caça.

As Cavernas
Antes de pintar as paredes da caverna, o homem fazia ornamentos corporais, como colares e, depois, magníficas estatuetas, como as famosas “Vênus”.

Existem várias cavernas pelo mundo, que demonstram a pintura rupestre, algumas delas são:
Caverna de ALTAMIRA, Espanha, quase uma centena de desenhos feitos há 14.000 anos, foram os primeiros desenhos descobertos, em 1868. Sua autenticidade, porém, só foi reconhecida em 1902.
Caverna de LASCAUX, França, suas pinturas são achadas em 1942, têm 17.000 anos. A cor preta, por exemplo, contém carvão moído e dióxido de manganês.
Caverna de CHAUVET, França, há ursos, panteras, cavalos, mamutes, hienas, dezenas de rinocerontes peludos e animais diversos, descoberta em 1994.
Gruta de RODÉSIA, África, com mais de 40.000 anos.
Parque Nacional Serra da Capivara – Piauí: As inscrições rupestres e as peças arqueológicas encontradas no Sítio do Boqueirão da Pedra Furada (aberto à visitação) são indícios da mais antiga ocupação do homem em terras americanas.
Caverna da PEDRA PINTADA é um sítio arqueológico brasileiro localizado na cidade de Monte Alegre no Pará, sendo conhecido mundialmente pela presença de pinturas rupestres com mais de 11.200 anos, retratando plantas, animais e até as cenas de um parto.
Sítio Arqueológico do LAJEDO DE SOLEDADE está localizado na Chapada do Apodi no município de Apodi, no estado do Rio Grande do Norte. É uma grande área contendo arte rupestre e fósseis da Era Glacial e dos primeiros habitantes do estado.

Proposta de atividade

Com base no texto a seguir, responda as questões de 1 a 5.

Arte rupestre
Bisões, cavalos, unicórnios, figuras humanas. Há 40 mil anos os seres humanos começava a representar a vida. Foi nessa época que nossos ancestrais passaram a pintar imagens no interior de cavernas ou na superfície de grandes rochas.
As imagens pintadas eram, em geral, figuras de animais, seres humanos, ou traços geométricas (linhas, pontos, círculos).
Seus significados são um grande mistério. Mais provável é que estivesse relacionada uma espécie de crença mística. Com as pinturas podiam estar procurando melhor caça, fertilidade ou proteção para os caçadores.
As pinturas rupestres tem uma importância fundamental: elas mostram o desenvolvimento cultural de nossos ancestrais. Por meio delas, eles começavam a expressar sentimentos, anseios preocupações de uma forma abstrata. Era uma nova linguagem, a da representação, que começavam a ganhar destaque.

1-     O texto trata, principalmente,

a)- (   ) animais;
b)- (   )caça;
c)- (   )ser humano;
d)- (   ) pintura.

2-  As pinturas rupestres teve uma grande importância no(a):
a)- (   ) procura ela melhor caça e na fertilidade;
b)- (   ) proteção dos caçadores da época;
c)- (   ) Imagem de animais e plantas;
d)- (   ) desenvolvimento cultural dos nossos ancestrais.

3-     Na  expressão “ O mais provável é que estivesse relacionadas a uma espécie de crença mística” a palavra grifada significa.
a)- (   ) divina;
b)- (   ) mitológica;
c)- (   ) relativa;
d)- (   ) natural

4-  Coloque V (verdadeira) e F (falso).
a) - (  ) As pinturas rupestres não tem nenhuma importância fundamental nas representações dos seres humanos.
b) - (     ) As imagens pintadas tinham grades significados na mitologia grega;
c) -  (    ) Há 40 mil anos os seres humanos começavam a representar a vida;
d) - (   ) Por meio das pinturas rupestres, os seres humanos começavam a expressar sentimentos, anseios e preocupações.

5- Das opções a seguir qual não representa as imagens pintadas pelos nossos ancestrais?
a) - (   ) animais;
b) - (   ) seres humanos;
c) - (   ) traços geométricos;
d) - (   ) plantas e minerais.

6) - A religiosidade é uma característica muito relevante no estudo da arte na pré-história. Que item atesta esta realidade e justifica a arte rupestre?
A – (    ) As pinturas serviam de decoração das cavernas para os deuses.
B – (    )Os homens cultuavam seus deuses a todo o momento em suas pinturas.
C – (    ) Era parte de um processo de magia para interferir na captura de animais.
D – (     ) Havia a intenção imediata do artista em criar uma arte decorativa e religiosa.

7) - Eram usados como pigmentos na arte pré-histórica:
a) - (    ) Tinta guache, terra e Sangue de animais.
b) - (    ) Cera e Sumo de flores.

c) - (    ) Terra, sangue e carvão.
d) - (    ) Pedras e giz.

8) - As pinturas rupestres são:
a) - (    ) Pinturas em tela.
b) - (    ) Pinturas de animais.
c) - (    ) Pinturas sobre as cavernas.
d) - (    ) Pinturas em paredes de caverna.

9) - As primeiras expressões de arte eram:
a) - (    ) Muito simples.
b) - (    ) Bastante complexas.
c) - (    ) Abstratas.
d) - (    ) Simples com motivos cristãos.






fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:S%C3%ADtios_arqueol%C3%B3gicos_do_Brasil
http://www.infoescola.com/artes/arte-pre-historica/
http://pessoal.utfpr.edu.br/laroca/arquivos/prehistoria.pdf


Atualizado em: 05/03/2014

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Quero o gabarito dessa atividade

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    2. Na expressao o mais provável é que estivesse relacionadas a uma espécie de crença mística a palavra grudada significa

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  2. Quero as respostas dessas questoes

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  3. As imagens pintada tinham grandes significados na mitologia grega

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  4. A afirmação de que as pinturas eram evocações aos deuses é sem prova alguma. Está se projetando a opinião pessoal do autor sem base fática. Impossível fazer esta afirmação do que o artista estava querendo além de exibir sua habilidade.

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