Consideramos como arte pré-histórica
todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras
civilizações e, portanto antes da escrita. No entanto isso pressupõe uma grande
variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com
algumas características comuns.
A Pré-história está dividida em três períodos:
Período Paleolítico ou da Pedra Lascada (Do aparecimento do homem até cerca
de 10 mil a.C.) – Nessa época, o homem era nômade e um predador da natureza que
vivia da caça, da pesca e da coleta de frutos.
Paleolítico Inferior: Primeiros
hominídeos; caça e coleta; controle do fogo; e instrumentos de pedra e pedra
lascada, madeira e ossos: facas, machados.
Paleolítico Superior: O homem deste
período era nômade. Os artistas realizaram também trabalhos em escultura. Mas,
tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas.
Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do
pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Nesse período foram
desenvolvidos instrumentos de marfim, ossos, madeira e pedra: machado, arco e
flecha, lançador de dardos, anzol e linha;
Neolítico ou Pedra polida (De 10 mil a.C. até cerca de 4 mil
a.C.). Os homens tornaram-se agricultores, pastores e sedentários. Os temas da
arte mudaram: começaram as representações da vida coletiva. Além de desenhos e
pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua
preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.
Idade dos Metais (De 4 mil a.C. até cerca de 3500 a.C.) marca o início da
dominação dos metais por parte das primeiras sociedades sedentárias.
Na Idade dos
Metais marcou:
•
aparecimento de metalurgia;
•
aparecimento das cidades;
• invenção da
roda;
• invenção da
escrita; arado de bois entre outras invenções.
A
arte na Pré-história
Parece difícil acreditar que homens da
Idade da Pedra faziam arte. Eles habitavam cavernas em quase toda a Europa,
principalmente as da região Franco-Cantábrica, perto dos Pirineus. Os objetos
deixados por estes povos revelam habilidade superior e podem ser encontrados
arpões, machados, agulhas de osso bem acabados e em grande variedade. Viviam em
comunidade, dividiam a caça e estavam deixando a vida nômade. As comunidades
tinham alguma organização e surgem artífices especializados (artesões,
artistas).
A maior realização dos homens
pré-históricos foi a arte, o que indica um grande progresso intelectual. Surge
a pintura mural, a escultura, o entalhe e o relevo. Na pintura, uns pigmentos
chamados “terra” ou naturais, que são o ocre e o vermelho da hematita, além do
carvão eram misturados à água, à gema ou à clara de ovos ou sangue de animais,
e pintavam com os dedos ou peles de animais.
As pinturas de animais que serviam
de caça eram constantes: conseguiam representar uma grande variedade e é
surpreendente a capacidade de pintá-los com o traço firme e preciso.
As figuras são representadas
lateralmente com uma riqueza de detalhes. Cascos, crinas, olhos (de frente),
manchas características de uma ou outra espécie. A sensação de movimento é o
que mais impressiona. Os animais saltam, correm e demonstram grande energia.
Nota-se, às vezes, flechas, e o animal sangrando.
Os animais são representados em ocasiões
diferentes, e nota-se sobreposição de uma pintura nova sobre a antiga, como se
tivessem motivos especiais para representar só naquele espaço.
Naquela época, a vida era difícil e
morria-se muito cedo. Calcula-se que atingir 35 anos seria extraordinário. A
mortalidade infantil era elevada sem os cuidados de higiene e alimentação
adequada. A fome deveria ser ameaça constante, fora os perigos representados
por animais ferozes e os cataclismos naturais. A gravidez, extremamente
necessária e benéfica, era considerada como um acontecimento sobrenatural. Por
isso, deviam acontecer sessões de magia não somente para propiciar a caça, como
também a fecundidade. As cerimônias religiosas combinavam dança, música e
dramatizações.
Somente os animais que fossem caçados
no dia-a-dia eram objetos de invocações aos deuses para que lhes fossem
concedidos.
Como já vimos, a pintura é
figurativa e realista. Outra coisa interessante, é que as figuras não são
representadas em plano algum, são soltas nos espaços, não há “chão”, nada fica
atrás ou na frente de alguma coisa.
Com o fim da ultima glaciação, a
representação artística refletirá as mudanças climáticas e as consequências
sobre a vida do homem primitivo. Ele abandonará as cavernas e o progresso será
acentuado. Tudo irá mudar. A Arte também.
Arquitetura
Os grupos pré-históricos eram nômades
e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o
período neolítico essa situação sofreu mudanças, desenvolveram-se as primeiras
formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por
mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizava-se de abrigos naturais ou
fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir
monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de
templos. Raras as construções que serviam de habitação. Essas pedras pesavam
mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o
conhecimento da alavanca. Esses monumentos de pedras foram denominados
"megalíticos" e podem ser classificados de: dólmens, galerias
cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que são grandes
pedras cravadas no chão de forma vertical; e os cromlech, que são menires e
dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na
Inglaterra. Naveta ou túmulo
naviforme que tinha por função o sepulcro coletivo e era construída com grandes
pedras e técnica ciclópea (ou seja, sem qualquer argamassa). Recebem este nome
devido ao formato naviforme, que lembra vagamente uma embarcação voltada para
baixo.
Escultura
A escultura foi responsável pela
elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde
encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e
figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus,
caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da
fertilidade;
Entre as mais famosas estão a Vênus de
Lespugne, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria
foram criadas principalmente em pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de
pedra pontiaguda.
O homem pré-histórico tinha como
principal objetivo o de imitar a natureza e não o de fazer música ou dança. Mas
aos poucos começou a produzir sons e os movimentos corporais nas suas
cerimônias e rituais, como por exemplo, na evocação das forças da natureza, no
culto dos mortos, no decorrer da caça.
As
Cavernas
Antes de pintar as paredes da caverna,
o homem fazia ornamentos corporais, como colares e, depois, magníficas
estatuetas, como as famosas “Vênus”.
Existem várias cavernas pelo mundo,
que demonstram a pintura rupestre, algumas delas são:
Caverna de ALTAMIRA, Espanha, quase uma centena de
desenhos feitos há 14.000 anos, foram os primeiros desenhos descobertos, em
1868. Sua autenticidade, porém, só foi reconhecida em 1902.
Caverna de LASCAUX, França, suas pinturas são achadas em
1942, têm 17.000 anos. A cor preta, por exemplo, contém carvão moído e dióxido
de manganês.
Caverna de CHAUVET, França, há ursos, panteras, cavalos,
mamutes, hienas, dezenas de rinocerontes peludos e animais diversos, descoberta
em 1994.
Gruta de RODÉSIA, África, com mais de 40.000 anos.
Parque Nacional Serra da Capivara – Piauí: As inscrições rupestres e as peças
arqueológicas encontradas no Sítio do Boqueirão da Pedra Furada (aberto à
visitação) são indícios da mais antiga ocupação do homem em terras americanas.
Caverna da PEDRA PINTADA é um sítio arqueológico brasileiro
localizado na cidade de Monte Alegre no Pará, sendo conhecido mundialmente pela
presença de pinturas rupestres com mais de 11.200 anos, retratando plantas,
animais e até as cenas de um parto.
Sítio Arqueológico do LAJEDO DE SOLEDADE está localizado na Chapada do Apodi
no município de Apodi, no estado do Rio Grande do Norte. É uma grande área
contendo arte rupestre e fósseis da Era Glacial e dos primeiros habitantes do
estado.
Proposta
de atividade
Com
base no texto a seguir, responda as questões de 1 a 5.
Arte rupestre
Bisões, cavalos, unicórnios, figuras
humanas. Há 40 mil anos os seres humanos começava a representar a vida. Foi
nessa época que nossos ancestrais passaram a pintar imagens no interior de
cavernas ou na superfície de grandes rochas.
As imagens pintadas eram, em geral,
figuras de animais, seres humanos, ou traços geométricas (linhas, pontos,
círculos).
Seus significados são um grande
mistério. Mais provável é que estivesse relacionada uma espécie de crença
mística. Com as pinturas podiam estar procurando melhor caça, fertilidade ou
proteção para os caçadores.
As pinturas rupestres tem uma
importância fundamental: elas mostram o desenvolvimento cultural de nossos
ancestrais. Por meio delas, eles começavam a expressar sentimentos, anseios
preocupações de uma forma abstrata. Era uma nova linguagem, a da representação,
que começavam a ganhar destaque.
1- O texto trata, principalmente,
a)-
( ) animais;
b)-
( )caça;
c)-
( )ser humano;
d)-
( ) pintura.
2- As pinturas rupestres teve uma grande
importância no(a):
a)-
( ) procura ela melhor caça e na fertilidade;
b)-
( ) proteção dos caçadores da época;
c)-
( ) Imagem de animais e plantas;
d)-
( ) desenvolvimento cultural dos nossos
ancestrais.
3- Na
expressão “ O mais provável é que estivesse relacionadas a uma espécie
de crença mística” a palavra grifada significa.
a)-
( )
divina;
b)-
( ) mitológica;
c)-
( ) relativa;
d)-
( ) natural
4- Coloque V
(verdadeira) e F (falso).
a)
- ( ) As pinturas rupestres não tem nenhuma
importância fundamental nas representações dos seres humanos.
b)
- ( ) As imagens pintadas tinham grades
significados na mitologia grega;
c)
- ( ) Há
40 mil anos os seres humanos começavam a representar a vida;
d)
- ( ) Por meio das pinturas rupestres, os seres
humanos começavam a expressar sentimentos, anseios e preocupações.
5-
Das opções a seguir qual não representa as imagens pintadas pelos nossos
ancestrais?
a)
- ( ) animais;
b)
- ( ) seres humanos;
c)
- ( )
traços geométricos;
d)
- ( ) plantas e minerais.
6)
- A religiosidade é uma característica muito relevante no estudo da arte na
pré-história. Que item atesta esta realidade e justifica a arte rupestre?
A
– ( ) As pinturas serviam de decoração
das cavernas para os deuses.
B
– ( )Os homens cultuavam seus deuses a
todo o momento em suas pinturas.
C
– ( ) Era parte de um processo de magia para
interferir na captura de animais.
D
– ( ) Havia a intenção imediata do
artista em criar uma arte decorativa e religiosa.
7)
- Eram usados como pigmentos na arte pré-histórica:
a)
- ( ) Tinta guache, terra e Sangue de
animais.
b)
- ( ) Cera e Sumo de flores.
c)
- ( ) Terra, sangue e carvão.
d)
- ( ) Pedras e giz.
8)
- As pinturas rupestres são:
a)
- ( ) Pinturas em tela.
b)
- ( ) Pinturas de animais.
c)
- ( ) Pinturas sobre as cavernas.
d)
- ( ) Pinturas em paredes de caverna.
9)
- As primeiras expressões de arte eram:
a)
- ( ) Muito simples.
b)
- ( ) Bastante complexas.
c)
- ( ) Abstratas.
d)
- ( ) Simples com motivos cristãos.
fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:S%C3%ADtios_arqueol%C3%B3gicos_do_Brasil
http://www.infoescola.com/artes/arte-pre-historica/
http://pessoal.utfpr.edu.br/laroca/arquivos/prehistoria.pdf
Atualizado em: 05/03/2014
Quero o Gabarito dessa atividade
ResponderExcluirQuero o gabarito dessa atividade
ExcluirNa expressao o mais provável é que estivesse relacionadas a uma espécie de crença mística a palavra grudada significa
ExcluirQual são as reposta
ResponderExcluirTem gabarito
ResponderExcluirQuero as respostas dessas questoes
ResponderExcluirAs imagens pintada tinham grandes significados na mitologia grega
ResponderExcluirTem gabarito
ResponderExcluirA afirmação de que as pinturas eram evocações aos deuses é sem prova alguma. Está se projetando a opinião pessoal do autor sem base fática. Impossível fazer esta afirmação do que o artista estava querendo além de exibir sua habilidade.
ResponderExcluirQuero gabarito
ResponderExcluirTem gabarito?
ResponderExcluirQuero as respostas dessa atividade
ResponderExcluir