quarta-feira, 21 de março de 2012

Simbolismo das Cores


Segundo alguns estudiosos, como Ismael Pedrosa, Goethe, Kandinsky, entre outros, as cores adquiriram significados sociais que variam de cultura para cultura. Veja:
__________________________________________
 VERMELHO
É a cor que mais se destaca visualmente. No ocidente, significa calor, intensidade, paixão. No oriente, é indicativo de serenidade e de felicidade.


  Coração da Virgem, Mestre de Moulins. Notre Dame, Moulins 
 
 ____________________________________________________
 AMARELO
É a mais clara das cores e se aproxima do branco. É uma cor quente por excelência; é a cor que mais reflete a luz branca. Apesar de no ocidente serem atribuídos diversos significados à cor amarela, é comum está associada à riqueza, ouro, como o fruto maduro e com o Sol. No oriente, os chineses acreditam que o amarelo e o preto significam a direção do norte, reino dos mortos.

 Baltasar vendo a escrita na parede. Rembrandt.Galeria Nacional, Londres 

 __________________________________________________
 VERDE
Para Kandinsky, “o verde absoluto é a cor mais calma que existe”. Na cultura ocidental, o verde é utilizado para simbolizar caminhos livres, como nos sinais de trânsito; os médicos começaram a usar roupas verdes nas cirurgias cimo sinal de esperança. Para os chineses, é a cor da esperança e da longevidade.


    A morte de Marat. David, Jacques Louis. Bruxelas
______________________________________________________
AZUL
É considerada uma cor fria, lembra água, gelo e ar. É também vista com uma cor profunda, penetrante e tende para o infinito. No ocidente, o azul é a cor da nobreza (sangue azul) e está ligado à pureza, à inteligência e ao raciocínio. Os egípcios consideravam o azul como a cor da verdade.


     Lady Alston. Tomas Gainsborough. Museu do Louvre, Paris.

 ________________________________________________________


 
Fonte:
Apostilado Aprende Brasil, 6ª série, Volume 6

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário