O teatro de fantoches, de bonecos ou de
marionetes é a expressão que caracteriza um gênero teatral que inclui bonecos,
máscaras, objetos, formas ou sombras, representando o homem, o animal ou ideias
abstratas. É ainda mais autêntico aquele no qual seus elementos – palco,
cenários, cortinas, entre outros – são estritamente criados para determinada
representação.
O Fantoche é tão antigo como as civilizações
e em todas tem desempenhado papeis, ou os seus papeis. Na sua origem o espetáculo de fantoches
esteve unido com as manifestações animistas das sociedades primitivas, e tal
como as máscaras com as quais se aparentam foram na sua origem objetos
sagrados, personagens que eram intermediários entre essas sociedades primitivas
e os seus deuses.
O fantoche remonta aos tempos ancestrais e
tem executado um papel significativo na história das civilizações. Alguns
historiadores defendem que o uso dos bonecos antecipou os atores no teatro.
Evidências mostram que sua aplicação aconteceu no Egito em 2000 a.C. com o uso
de figuras de madeira operadas com barbante. Bonecos articulados de marfim e
argila controlados com cordões também foram encontrados nos tumbas egípcias. Os
hieróglifos também descrevem "estátuas que caminham" usadas pelos
antigos egípcios em peças teatrais religiosas.
Na era clássica os fantoches estavam
dispostos principalmente dentro dos templos; eram bonecos de grande porte
conduzidos igualmente durante as procissões de iniciação.
Ao longo do Renascimento eles são novamente
resgatados no seio das Igrejas, apresentando-se também nos pátios residenciais
e nas festas realizadas durante as feiras. A plateia se populariza e o teatro
de fantoches assume uma postura mais satírica, impregnada de humor. Ele tem um
papel importante nesse período, chegando até mesmo a preservar o Teatro Inglês
quando este é interditado durante 18 anos.
Eles se desenvolvem particularmente a partir
do século VII, com a adoção de estátuas semelhantes ao homem. Estes fantoches
que imitam as feições humanas são então escolhidos cada vez mais para estes
eventos religiosos, assumindo um estilo que ainda hoje marca as representações
do teatro de fantoches.
Como esta modalidade lembrava demais os
antigos ritos animistas, a Igreja começou a proibir as encenações dentro dos
templos. Esta atitude deu origem aos teatros itinerantes, os quais reduziram o
porte de forma a poder circular aqui e ali com suas representações,
especialmente pelas ruas e em festas empreendidas no interior dos palácios.
Seguindo a evolução histórica, os fantoches
foram se transmutando conforme as necessidades de cada época, não se atendo
jamais ao passado. Assim, eles estão sempre em metamorfose, constantemente assumindo
novas formas. Esta modalidade teatral preserva sempre, porém, seu caráter
ambulante, ao encenar seus espetáculos não só nos teatros convencionais, mas
também nas ruas, nas praias, nos espaços ao ar livre diante das Igrejas.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_formas_animadas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_fantoches
http://pt.shvoong.com/social-sciences/1626672-hist%C3%B3ria-dos-fantoches/
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