O olho mecânico das câmeras fotográficas está
sendo substituído num processo rápido e implacável nos últimos anos pelos
dispositivos eletrônicos das máquinas digitais.
Adicione-se a isso o fato de que também os
telefones celulares, de grande popularização na última década pelo mundo afora.
Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a
quantidade de estudantes que portam aparelhos celulares chega a atingir a média
de 36%, sendo que nas regiões metropolitanas esse número é ainda maior. Sendo
assim, ao invés de proibir o uso dos aparelhos, porque não criar um projeto de
trabalho que vise o aproveitamento de recursos tecnológicos, através das
fotografias? Sem sombra de dúvida, essa atividade proporcionará grande
entusiasmo nos alunos e as aulas se tornarão muito mais atrativas
Se em sua escola
ainda não estão disponíveis as máquinas fotográficas digitais, não deixe de
realizar projetos com fotos. Utilize as boas e confiáveis máquinas de filmes em
rolo que os resultados podem ser tão bons ou até mesmo melhores do que se forem
realizados com as digitais. Há também a possibilidade dos alunos trabalharem
com as máquinas fotográficas de suas famílias ou deles mesmos. O importante é
perceber que os alunos podem ser instados a realizar ótimas produções tendo por
base o trabalho com imagens fotográficas que tenham sido produzidas por eles
mesmos.
Apresentamos a seguir
algumas orientações e sugestões de atividades que podem nortear o educador ao
planejar e executar um bom trabalho em sala de aula.
Para que os trabalhos
sejam bem-sucedidos é de primordial importância que informações de caráter
técnico relativas ao uso das câmeras, dados sobre o manuseio, orientações sobre
luz/foco/sombra/cores e também aulas sobre estética, arte e criatividade sejam
dadas aos alunos para que fique mais clara e elaborada a produção com esses
equipamentos. Se possível procure o apoio de profissionais e especialistas que
se disponham a realizar cursos rápidos entre os professores da escola. Os
educadores irão então se apropriar de conhecimentos na área e os adequarão aos
estudantes com os quais trabalham.
O primeiro passo é
conversar sobre a ideia de se trabalhar com o uso de máquinas digitais e celulares,
exclusivamente para fotografias, propondo pesquisas sobre o tema.
1 - Ao início podem discutir sobre a história
da fotografia e do cinema mudo, criando momentos em que a turma assista a um
filme antigo, como os de Charlie Chaplin. Cabe, após esse momento, a análise de
fotos em preto e branco, comparando-as às coloridas.
2- Sempre que for trabalhar com fotografias
procure definir temas orientadores da ação de nossos estudantes-fotógrafos. O
direcionamento do olhar tem que ser feito de acordo com os temas que estão
sendo trabalhados em sala de aula, como reforço e contraponto aos conteúdos,
leituras, filmes e aulas expositivas realizadas. Se o seu público for composto
pelos alunos da educação infantil o trabalho pode, por exemplo, ter como foco a
família, o ambiente em que a criança vive, as brincadeiras e os brinquedos de
seu cotidiano, animais de estimação, o bairro em que está estabelecida a
escola, uma visita ao mercado municipal ou a feira,...
3- As câmeras digitais permitem que uma boa
quantidade de fotos seja tirada se estiverem disponíveis alguns chips de
armazenamento.
4- Todas as imagens obtidas devem, num
segundo momento, passar por um processo seletivo para que apenas as melhores
venham a ser aproveitadas nos projetos. Se essas imagens forem digitais, elas
podem ser utilizadas em apresentações de PowerPoint ou impressas (algumas delas
para não encarecer os projetos).
5- A estruturação de exposições através de PowerPoint
(nos computadores ou em telas) ou painéis (com a produção de cadernos/catálogos
com imagens obtidas por todos os estudantes) deve sempre ser acompanhado de
diários de bordo, que permitam aos alunos expressar por escrito como foi tal
experiência, porque foi realizado, o que foi aprendido, o que acharam de tal
projeto,...
6- As imagens obtidas devem ser acompanhadas
de legendas explicativas que contenham paralelos entre o que pode ser observado
na foto e os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula.
7- Apresentações de trabalhos fotográficos
feitos pelos estudantes devem ser abertas a toda a comunidade. Inicialmente
podem ser feitas no âmbito escolar para que os outros alunos conheçam a
produção e também para que os pais, parentes e amigos conheçam os projetos.
8- Caso as fotos tenham sido obtidas a partir
de câmeras digitais, o trabalho em questão pode gerar a produção de um
fotoblog. Essa possibilidade iria permitir que pessoas de diferentes
municípios, estados ou mesmo países pudessem conhecer um pouco da cultura, dos
hábitos e do cotidiano de nosso país.
9- O trabalho com fotografias poderia também
ser utilizado sempre que a escola programasse visitas e excursões. Nesse
sentido as fotos serviriam para documentar e auxiliar no relato dessas atividades,
especialmente no caso daquelas que tivessem um claro cunho cultural ou
educacional.
10- Projetos mais amplos relacionados a
fotografia poderiam redundar na criação de registros das atividades gerais
promovidas pelas escolas ao longo de todo o ano escolar e promover o surgimento
de livros que contassem a história da escola; outra alternativa de ampliação do
uso das fotos nas escolas seria a estruturação e o surgimento dos jornais de
estudantes coordenados com o apoio dos professores.
Em suma, há muitas ideias
passíveis de realização nas escolas relativamente a utilização da fotografia. A
principal meta deve ser estimular um olhar mais curioso, crítico, engajado e
sensível quanto ao mundo que nos cerca. Somos dotados de visão e muitas vezes
parecem que não conseguimos visualizar nem mesmo o que está diante de nossos
próprios olhos. Quem sabe com o auxílio das câmeras fotográficas possamos
realmente ampliar a nossa capacidade de perceber tudo aquilo que está ao nosso
redor e nos articular mais efetivamente pelo mundo em que vivemos ao mesmo
tempo em que mobilizamos os nossos estudantes.
Outras sugestões de
atividades.
·
Cada
aluno deverá pesquisar e montar uma linha do tempo sobre a história de sua
família, adaptando cada foto a um texto explicativo da mesma. Depois de
coletado o material, deverão organizar de forma apropriada, apresentando-o como
trabalho individual.
·
Proponha
aos alunos que estudem a história e os princípios da boa fotografia e coloque a
turma para retratar cenas do cotidiano e organizar uma exposição de imagens na
escola.
·
Divida
a turma em várias equipes e para cada equipe der um tema que deverá ser
retratado por eles e apresentado para a turma em forma de exposição.
·
São
várias a possibilidade de trabalhar fotografia a partir de temas.
Da minha casa à escola: o aluno fará uma sequencia de fotos tirada
por ele durante o percurso da sua casa
até a escola. O trabalho deverá ser apresentado juntamente com um texto que
fale onde aquelas fotos foram tiradas e o porquê da escolha delas.
Pessoas de comunidade: uma exposição de fotos de pessoas da
comunidade em que o aluno mora ou mesmo da comunidade próxima a escola.
Outras sugestões de
temas:
Paisagens
naturais, paisagem urbana, curiosidades, flores, amimais, descaso social,
cotidiano, profissionais...
HABILIDADES
•Conhecer os
princípios básicos de composição visual e aplicá-los à fotografia.
•Reconhecer a
importância dos fundamentos da linguagem visual para a realização de obras
visuais.
•Reconhecer e
valorizar a importância da fotografia como linguagem documental e artística.
CONTEÚDOS
•Princípios básicos
de composição aplicados à fotografia.
•Regra dos terços.
•Fotografia.
Apresentação dos
trabalhos finais
Esta será a aula da apresentação dos
trabalhos e aqui vocês poderão mais uma vez retomar as discussões em torno das
fotografias tomadas, buscando aquelas que melhor solucionaram questões como o
enquadramento, a luz, as texturas e as cores. Vocês poderão, ainda, elaborar um
projeto de exposição e apresentar à escola os trabalhos desenvolvidos nas
aulas.
Vá além:
1) Os trabalhos
finais poderão ser apresentados sob a forma de scrapbooks (os álbuns que
associam fotos, textos e outros materiais relacionados ao tema abordado)
construídos pelos alunos.
2) Vocês também
poderão realizar esse exercício em mídia digital, ampliável, gerando um mapa de
relacionamentos como os que aparecem nas redes sociais mais comuns da internet,
como o Orkut ou o Facebook, por exemplo.
AVALIAÇÃO
Observe se os alunos compreenderam as
principais ideias trabalhadas nas aulas: os princípios básicos de composição
visual aplicados à fotografia; a importância dos fundamentos da linguagem
visual para a produção de boas fotos; bem como as diferentes funções da
linguagem fotográfica. Durante os trabalhos práticos, verifique se os alunos
sabem aplicar os conceitos de assimetria e simetria e de enquadramento, se
fazem bom uso da luz disponível nos locais fotografados, como eles trabalham a
noção de profundidade e como interpretam os trabalhos dos colegas.
Fonte:
Consultoria Maria José SpiteriTavolar Passos, Doutoranda e Mestre
em Artes pela UNESP - SP, professora de Estética e História da Arte e Linguagem
Visual na Universidade Cruzeiro do Sul e Escultura na Universidade São Judas
Tadeu.
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=680
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/%20.htm
fantástico!
ResponderExcluirPerfeito!
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