A altura de uma nota
depende da velocidade da vibração resultante do som emitido. A essa velocidade,
se dá o nome de frequência, e é medida em Hertz (ciclos por segundo).
Quanto mais alta for
a frequência, mas aguda será a nota. Os sons mais graves que conseguimos
perceber estão na faixa dos 20 Hz (vibrações por segundo), ou seja, mais baixo
(grave) que a nota mais à esquerda de um piano. Já o limite agudo percebido
pelo ouvido humano é de aproximadamente 20.000 Hz.
Abaixo,
veremos alguns exemplos de atividades que utilizam a propriedade altura:
Atividade
1 :
Tocar no teclado notas graves, médias e
agudas, pedindo que no primeiro momento apenas escutem. Ao ouvir as notas
graves, os alunos andam agachados, nas notas médias andam normalmente e nas
notas agudas andam na ponta dos pés.
Variação: Imitar animais - graves: andar como
elefante, médios: andar como macaco e agudos: passarinho.
Objetivos
Específicos:
Trabalhar a marcha, espacialidade e
expressão corporal.
Atividade
2:
Distribuir cartolinas e tintas. Em cada
cartolina, três ou quatro alunos escolherão duas cores, uma escura e outra
clara. Tocar no teclado sons graves e agudos. Ao ouvir os sons graves, as crianças
devem pintar, de forma livre com a cor escura. E nos sons agudos, pintar com a
cor clara.
Objetivos
Específicos:
Estimular a criatividade, proporcionar a sociabilização e respeito ao espaço do outro.
Atividade
3 :
Através de ilustrações gráficas ou fotos
pedir aos alunos que reproduzam e identifiquem os sons graves e agudos.
Exemplos de figuras: passarinho e leão, bebê
e adulto, gráficos que representem ondas sonoras.., etc.
Objetivos
Específicos:
Estimulação visual e reconhecimento de
fotos e figuras, criatividade ao imitar os sons das figuras.
Atividade
4:
Usar um bambolê e dois instrumentos com
alturas diferentes (ex. tambor - grave e
triângulo - agudo). Ao som do triângulo, correr pela sala, ao som do tambor,
entrar na toca “bambolê”.
Objetivos
Específicos:
Estimular a atenção, a movimentação corporal e a percepção auditiva.
Obs.: No lugar do bambolê, pode-se fazer
círculos no chão com um giz.
É importante lembrar que as atividades
propostas são sugestões e podem ser ampliadas e modificadas, de acordo com os
seus objetivos, faixa etária ou material disponível para trabalho.
Fonte:
http://musicasaude.blogspot.com.br/2011/04/atividades-musicais-altura.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário