Leonardo da Vinci é um dos maiores nomes da
história da humanidade. Além de consagrado pintor foi filosofo, naturista,
pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, desenhista, cientista, inventor,
escritor, físico, matemático, músico, anatomista e astrônomo. Ele explorava quase
todos os ramos do conhecimento prova disso são as cinco mil páginas de
manuscritos que ele deixou que abrangem
temas diversos.
Da
Vinci foi considerado um gênio de todos os tempos, porque na época em que
nasceu, no século XV, com os seus muitos trabalhos, as pessoas passaram a se
interessar pelas artes, valorizando os artistas que antes eram discriminados
pelas pessoas por serem pensadores e sonhadores.
Principais obras de Leonardo da Vinci (pinturas)
Mona Lisa
Mona Lisa também conhecida como A Gioconda ou
ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da
Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
Material: Tinta a óleo
Dimensões: 77 cm x 53 cm
Localização: Museu do Louvre
(desde 1797)
Período: Renascimento
Gênero: Retrato
A Última Ceia
A Última Ceia é um afresco de Leonardo da
Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena
da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como
descreve a Bíblia.
Artista: Leonardo da Vinci
Criação: 1495–1498
Dimensões: 4,6 m x 8,8 m
Períodos: Renascença italiana,
Alta Renascença, Renascimento.
Técnica: Mista com predominância da têmpera e óleo
sobre duas camadas de preparação de gesso aplicadas sobre reboco.
Localização:
Refeitório
de Santa Maria delle Grazie (Milão)
Virgem dos Rochedos
Esta versão foi pintada em torno de
1483-1486, ou mais cedo. A maioria dos estudiosos é unânime em afirmar que o
trabalho foi em sua maior parte executado por Leonardo, e é a primeira das duas
versões mundialmente conhecidas. A obra é um dos primeiros grandes resultados
do uso do chiaroscuro.
Data: 1483-1486
Técnica: Óleo sobre madeira
Dimensões: 199 cm × 122 cm
Localização:
Museu do
Louvre, Paris
A Virgem das Rochas
Quase idêntica à versão do Louvre, a versão
de Londres é provavelmente uma cópia da primeira, executada pelo próprio
Leonardo com a assistência de outros pintores, mais provavelmente os irmãos
Ambrogio e Evangelista de Pedris. Pintada para adornar o altar da capela
milanesa de São francisco, o Grande, ela foi vendida pela igreja, muito
provavelmente em 1781, e certamente em 1785 tornou-se posse de Gavin Hamilton,
que a levou para a Inglaterra, onde passou por várias coleções e, em 1880
finalmente torna-se parte da coleção da National Gallery, onde encontra-se
atualmente.
Data: 1495-1508
Técnica: Óleo sobre painel
Dimensões: 189,5 cm × 120 cm
Localização: National Gallery
(Londres)
Dama com Arminho
No ano de 1485, Leonardo da Vinci inicia essa
sua grande obra-prima: é o retrato de Cecília Gallerani, a Dama do Arminho,
encomendado por Ludovico Sforza.
Material: Tinta a óleo
Dimensões: 54 cm x 39 cm
Criação: 1489–1490
Localização: Castelo Real de
Wawel, Museu Czartoryski
A Anunciação
Representando o anjo Gabriel no momento que
anunciava a Maria que fora escolhida pelo Senhor para ser a mãe de Jesus, seu
filho, de acordo com o evangelho de Lucas 1:26.
Data: 1472-1475
Técnica: pintura a óleo
Dimensões: 98,4 cm × 217 cm
Localização: Galleria degli Uffizi, Florença, Itália
Ginevra de' Benci
Ginevra de' Benci foi uma dama da
aristocracia no século XV em Florença. Ela é matéria de uma das poucas pinturas
ainda existentes atribuídas a Leonardo da Vinci.
Material: Tinta a óleo
Dimensões: 38 cm x 37 cm
Localização: Galeria Nacional de
Arte
Criação: 1474–1478
Períodos: Renascença italiana,
Renascimento
O Batismo de Cristo
O Batismo de Cristo de Verrocchio, é o
primeiro trabalho importante de Leonardo da Vinci como aprendiz. Fez a pintura
junto com seu mestre Verrocchio. O anjo da esquerda que segurava alguma roupa,
é totalmente seu e alguns autores dizem que o pássaro também poderá ser.
Artistas: Andrea del
Verrocchio, Leonardo da Vinci
Material: Tinta a óleo
Dimensões: 1,77 m x 1,51 m
Criação: 1472–1475
A Virgem e o Menino com Santa Ana
A Virgem e o Menino com Santa Ana, óleo sobre
madeira, é obra de Leonardo da Vinci, pintada em Milão entre 1508 e 1513.
Leonardo nunca finalizou este painel. Leonardo havia conquistado total maestria
ao modelar o rosto humano. A Virgem e Santa Ana nesta pintura têm as mesmas
características que as mulheres que ele já havia pintado. Os rostos são calmos
e serenos. A paisagem é parecida com a do quadro Mona Lisa.
Material: Tinta a óleo
Dimensões: 1,68 m x 1,12 m
Localização: Museu do Louvre
Criação: 1508
São João Batista
Trata-se de uma lâmina de madeira de pequenas
dimensões destinada à devoção privada. Por muito tempo considerada uma obra
crepuscular de Leonardo, produzida nos tempos de sua temporada romana, hoje é
datada no primeiro decênio do Cinquecento.
Material: Tinta a óleo
Dimensões: 69 cm x 57 cm
Localização: Museu do Louvre
Criação: 1513–1516
Períodos: Renascença italiana,
Renascimento
A Virgem do Cravo
O nome da obra é esse porque, a Madona mostra
ao menino uma flor Garofano (cravo), então Madona del Garofano significa Madona
ou Virgem do Cravo. A pintura relata a Madona aparentemente em pé, em sua
frente está um balcão com uma almofada, e o Menino sentado. O seu manto azul
está apoiado sobre este balcão, parecendo cair vagarosamente, revelando um
amarelo quase dourado; as vestes da virgem são ricas em ornamentos (lembrando
uma rainha), detalhes que mostram a sua grandiosidade e influência.
Material: Tinta a óleo
Dimensões: 62 cm x 48 cm
Localização: Antiga Pinacoteca
Criação: 1478–1480
Virgem do Fuso
Madona do Fuso era uma pintura a óleo de
Leonardo da Vinci, infelizmente não existe mais, existem apenas cópias baseadas
no original. O quadro foi pintado por este em seu retorno a Florença, em 1501.
A obra fora realizada quase no mesmo período da Mona Lisa (por isso as
paisagens quase semelhantes do plano de fundo de ambos os quadros).
Material: Tinta a óleo
Criação: 1499–1507
Localização: Galeria Nacional da
Escócia, Nova Iorque, Castelo de Drumlanrig.
Cabeça de Mulher
Cabeça de mulher é um desenho a terra de
sombra e pigmento branco sobre madeira de Leonardo da Vinci, que apesar de
inacabado, mostra a grande beleza feminina observada e admirada pelo autor.
Material: Tinta a óleo
Dimensões: 25 cm x 21 cm
Criação: 1508–1508
La Belle Ferronière
La Belle Ferronière é uma pintura a óleo de
Leonardo Da Vinci, iniciada juntamente com o termino de Dama com Arminho, e
também encomendada por Ludovico Sforza; realizada aproximadamente entre 1490 e
1495.
Material: Tinta a óleo
Dimensões: 62 cm x 44 cm
Localização: Museu do Louvre
Criação: 1490–1496
Virgem Benois
Virgem Benois ou Madona Benois, é um quadro
de Leonardo da Vinci. A pintura retrata Maria e a criança em um jogo de olhares
que fazem parecer muitíssimo natural e que não pode ser achado em nenhuma
pintura italiana contemporânea da Madonna.
Material: Tinta a óleo
Localização: Hermitage
Criação: outubro de 1478
Períodos: Renascença italiana,
Alta Renascença, Renascimento
Madona Litta
Madona Litta é uma pintura atribuída por
muitos investigadores a Leonardo da Vinci, enquanto outros pensam que pode ter
sido pintado por um de seus seguidores como professor. De seguro, esta obra foi
pintado em Milão.
Artistas: Leonardo da Vinci,
Giovanni Antonio Boltraffio
Material: Tinta a óleo
Dimensões: 42 cm x 33 cm
Localização: Hermitage
Criação: 1490–1491
Retrato de um Músico
Este Retrato de um Músico é a única
pintura-retrato de um homem atribuída a Leonardo da Vinci. O homem representado
pode ter sido Franchino Gaffurio, professor da capela da Catedral de Milão nos
anos de 1484.
Material: Tinta a óleo
Localização: Biblioteca
Ambrosiana
Criação: 1490
Fonte: acesso em 22 de janeiro
de 2015
Wikipédia
https://sites.google.com/site/arquivoecolar/home/vida-e-obra-de-leonardo-da-vinci
Nenhum comentário:
Postar um comentário