Entre 1850 e 1900
surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência
estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente
industrialização das sociedades, O homem europeu, que tinha aprendido a
utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a
natureza convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações
artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.
Esses novos ideais estéticos manifestaram-se
em todas as artes:
Características
Gerais do Realismo
Veracidade: despreza a
imaginação romântica.
Contemporaneidade: descreve a
realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
Retrato
fiel das personagens:
caráter, aspectos negativos da natureza humana.
Gosto
pelos detalhes:
lentidão na narrativa.
Materialismo
do amor:
a mulher objeto de prazer/adultério.
Denúncia
das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.
Determinismo
e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica
para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que
justificasse suas ações
Pintura
Caracteriza-se,
sobretudo pelo princípio de que o artista deve representar a realidade com a
mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza. Ao
artista não cabe “melhorar” artisticamente a natureza, pois a beleza está na
realidade tal qual ela é. Sua função é apenas revelar os aspectos mais
característicos e expressivos da realidade.
Em vista disso, a
pintura realista deixou completamente de lado os temas mitológicos, bíblicos,
históricos e literários, pois o que importa é a criação a partir de uma
realidade imediata e não imaginada.
A volta do artista
para a representação do real teve uma consequência: sua politização. Isso
porque, se a industrialização trouxe um grande desenvolvimento tecnológico, ela
provocou também o surgimento de uma grande massa de trabalhadores, vivendo nas
cidades em condições precárias e trabalhando em situações desumanas. Surge
então a chamada “pintura social”, denunciando as injustiças e as imensas
desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia.
Dentre os
representantes da pintura realista podemos apontar é o francês Gustave Courbet
(1819-1877). Para ele, a beleza está na verdade. Suas pinturas chocam o público
e a crítica, habituados à fantasia romântica. São marcantes suas telas Os
Quebradores de Pedra, que mostra operários, e Enterro em Ornans, que retrata o
enterro de uma pessoa do povo. Outros dois nomes importantes que seguem a mesma
linha são Honoré Daumier (1808-1879) e Jean-François Millet (1814-1875). Também
se destaca Édouard Manet (1832-1883), ligado ao Naturalismo e, mais tarde, ao
Impressionismo. Sua tela Olympia exibe uma mulher nua que "encara" o
espectador.
Os Quebradores de
Pedra - Gustave Courbet
As Respigadeiras, de Jean-François Millet
Os
comedores de batatas, de Vincent van Gogh, 1885
Autorretrato Gustave Coubert
Escultura
Na escultura, o
grande representante realista foi o Auguste Rodin. O escultor não se preocupou
com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais
como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos,
assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica
principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.
O Pensador –
Rodin
O Beijo –
Rodin
Teatro
Com o realismo,
problemas do cotidiano ocupam os palcos. O herói romântico é substituído por
personagens do dia-a-dia e a linguagem torna-se coloquial. O primeiro grande
dramaturgo realista é o francês Alexandre Dumas Filho (1824-1895), autor da
primeira peça realista, A Dama das Camélias (1852), que trata da prostituição.
Fora da França, um
dos expoentes é o norueguês Henrik Ibsen (1828-1906). Em Casa de Bonecas, por
exemplo, trata da situação social da mulher. São importantes também o
dramaturgo e escritor russo Gorki (1868-1936), autor de Ralé e Os Pequenos
Burgueses, e o alemão Gerhart Hauptmann (1862-1946), autor de Os Tecelões.
A Dama das Camélias
(1852)
Os
Pequenos Burgueses
Colocando em prática os conhecimentos adquiridos sobre Realismo
1 -Qual
dessas características não representa o Realismo?
A - Retrato fiel das personagens.
B - Denúncia das injustiças sociais: mostra
para todos a realidade dos fatos.
C- Contemporaneidade: descreve a realidade,
fala sobre o que está acontecendo de verdade.
D - Liberdade de criação
e de expressão, Valorização
das emoções.
2 - Sobre
o realismo é certo afirmar:
A - Que surgiu nas artes
europeias, entre 1850 e 1900, sobretudo na pintura francesa e se desenvolveu ao
lado da crescente industrialização das sociedades.
B - Foi um movimento que criou uma nova visão
conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no
movimento.
C - Historicamente originou-se na obra de
Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se
fossem cones, esferas e cilindros.
D - Movimento cultural europeu, do século
XVIII e parte do século XIX, que defende a retomada da arte antiga,
especialmente greco-romana, considerada modelo de equilíbrio, clareza e
proporção.
3 - Na
escultura, ele foi um grande representante Realista:
A - Canova
B - Claude Monet
C - Auguste Rodin
D - Henri Matisse
4 - Para
ele, a beleza está na verdade. Suas pinturas chocaram o público e a crítica,
habituados à fantasia romântica. São marcantes suas telas Os Quebradores de
Pedra, que mostra operários, e Enterro em Ornans, que retrata o enterro de uma
pessoa do povo. O enunciado se refere a qual artista
A - Gustave Courbet
B - Victor Meirelles
C - Honoré Daumier
D - Jean-François Millet
5 - São
importantes nomes da pintura realista:
A - Eugène Delacroix, Caspar David Friedrich
B - Gustave Courbet,
Honoré Daumier e Jean-François Millet
C - Claude Monet, Cézanne.
D -Henri Matisse e André Derain
6 - Ele
foi o primeiro grande dramaturgo realista:
A - Auguste Rodin
B - O francês Alexandre
Dumas Filho.
C - Jacques Louis David
D - Marcel Duchamp
7 - Auguste
Rodin em suas esculturas, não se preocupou com a idealização da realidade. Ao
contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Sobre os escultores e esculturas
Realistas podemos afirmar:
A - A emoção, o amor e a liberdade de viver
são os valores retratados nas esculturas Realistas.
B - Tarsila do Amaral, Anita Malfatti são
grandes escultoras e se destacaram no movimento realista.
C - geometrização das formas e volumes são
características das esculturas.
D - Eles preferiam os
temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas
obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um
gesto humano.
Atualizado em 05/ 04/ 2013
Fonte:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/realismo/realismo-10.php
http://www.tribosjovens.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1310
http://literaturma20.blogspot.com.br/p/o-realismo-naturalismo-e-parnasianismo.html
Adorei!! Muito bom e obrigada!! :D
ResponderExcluirMuito bom!
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