segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Panetone, o doce do Natal

O Panetone, definitivamente, é um doce símbolo do natal. Tanto que só lembramos dele no fim do ano, quando todos começam a se preparar para essa grande festa.
Existem várias as histórias que explicam a origem do panetone. A mais convincente – ou a que as pessoas mais gostam – está relacionada a um caso de amor.
Século XV, em Milão. Um jovem apaixona-se pela filha de um padeiro. Porém o pai não aceitava tal namoro. Diante da situação, o jovem disfarçou-se de ajudante do padeiro e criou um pão doce, com frutas saborosas e em formato de cúpula de igreja.
Assim, disfarçado começou a vender os tais pães e dizia que era obra do padeiro Toni, pai da moça. Dezenas de clientes surgiram na padaria, pedindo pelo “pão de Toni”. O nome sofreu algumas modificações durante o tempo até chegar ao que é hoje: panetone.
A partir da receita de panetone tradicional surgiram o chocotone e a colomba, sem falar nas diversas variações de recheio, como o panetone trufado.

Panetone

Ingredientes Para a Massa:

-1 xícara (chá) de água morna
-1 xícara (chá) de farinha de trigo
-4 tabletes de fermento biológico fresco
-200g de manteiga
-1 e meia xícara (chá) de açúcar
-1 pitada de sal6 gemas
-1 kg de farinha de trigo
-1 xícara (chá) de água morna

Para o Recheio:

-2 xícaras (chá) de frutas cristalizadas
-1/2 xícara (chá) de nozes picadas
-1 e 1/2 xícara (chá) de uvas passas pretas

Demais Ingredientes:

-4 colheres (sopa) de margarina para cobrir os panetones

Modo de Preparo
Massa:

Em uma tigela, coloque a água morna, a farinha de trigo de trigo e o fermento. Misture e deixe descansar por 10 minutos.
Em seguida, acrescente a manteiga, o açúcar, as gemas, o sal, a farinha e a água morna. Misture até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume. Em outra tigela, misture as frutas cristalizadas, as nozes, as uvas passas e reserve.
Divida a massa em quatro partes. Abra cada uma das partes e espalhe o recheio. Enrole como um rocambole, una as pontas e coloque em uma forma para panetone. Repita a operação com as outras partes da massa e deixe descansar por 10 minutos.
Coloque uma colher de margarina sobre cada panetone e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 40 minutos ou até dourar.

Uma boa dica!
Antes de passar a margarina sobre o panetone, faça um X sobre o panetone com o auxílio de uma faca para a margarina penetrar mais na massa.

Sugestão: No recheio, colocar chocolate ao leite ou meio-amargo picados.

Encontrei essa receita em um site. Achei muito interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário