sábado, 26 de março de 2011

Figura Humana

         O primeiro estudo das proporções do corpo humano foi feito por Leonardo da Vinci, em 1500. Um dos maiores gênios de todos os tempos, Leonardo da Vinci (1452 - 1519) atuou como pintor, escultor, inventor, arquiteto e cientista. Foi precursor do avião e entre inventos destacam-se o escafandro, o pára-quedas e o isqueiro.

Renascimento

O homem é o centro do universo. Assim se pode resumir o pensamento que começou a se difundir entre os artistas que viveram na Itália entre os séculos XV e XVI. Na Europa, muita coisa já vinha interferindo nas decisões políticas, se enfraquecia; com isso, os imperadores passaram a ter mais poder. A vida econômica também se transforma. Tudo isso gerava novas idéias, a busca de soluções, a valorização do homem. Agora, cabia ao homem descobrir, investigar, raciocinar, pois terminava o período em que a Igreja pensava por todos e ameaçava com o castigo de Deus aqueles que ousassem pensar por conta própria.
Essa valorização do homem faz renascer a arquitetura, a literatura, a música, a pintura, a escultura, e ajudou a criar uma nova visão política. Por isso, esse período é conhecido como Renascimento. Descobria-se a beleza física do homem e da mulher, investigava-se sua anatomia, exercitava-se a arte de pensar, criar, imaginar, e não apenas a habilidade técnica. Isso já ocorrera na Antiguidade, muitos séculos antes. No entanto, ficou esquecido, adormecido nessa época que ficou conhecida como Idade Média.
Os três maiores representantes do Renascimento na Itália foram Michelangelo, Rafael e Leonardo da Vinci, que pode ser tomado como o exemplo da vontade de descobrir, inventar, conhecer e criar que caracterizou o período renascentista.

A arte e as proporções do corpo humano

O estudo das proporções do corpo humano, iniciado por Leonardo da Vinci, é importante para o trabalho de pintores e escultores.

 
A sibila Eritréia (1508-1512) Michelangeloar

 A PROPORÇÃO DO CORPO

Como desenhar uma pessoa sem deixar os traços compridos demais, ou a pernas muito curtas, ou, ainda, a cabeça parecendo grande em relação ao corpo? Basta aprender um pouco sobre proporção, que é a relação entre as medidas.
Na figura humana, o tamanho do corpo depende do tamanho da cabeça. Num adulto, o corpo poderá medir entre 7,5 a 8 cabeças.
Isso vale só para adultos. No caso das crianças, a proporção é diferente. Você já deve ter notado como os bebês recém-nascidos parecem ter a cabeça grande. É que, nessa fase, o corpo mede 2 cabeças.

MEDINDO CADA PARTE DO CORPO

Em um desenho, o tamanho de cada parte do corpo depende do tamanho da cabeça.

  • Torso (peito e quadril) – 3 cabeças
  • Coxa – 2 cabeças
  • Pernas – 2 cabeças
  • Braços – 1,5 cabeça
  • Mão – um pouco menor que 1 cabeça

Observe também:
  • O cotovelo vai até a medida da terceira cabeça;
  • O pulso vai até a medida da quarta cabeça;
  • O joelho chega até a medida da sexta cabeça.

É claro que essas medidas não são rígidas. Elas variam conforme a raça, a região e as características familiares. Além disso, há características individuais, porque cada ser humano é único. No entanto, elas podem ser usadas como modelo inicial.


MOVIMENTO

Para saber como desenhar uma pessoa que esteja em movimento, faça um exercício simples: olhe-se no espelho e se movimente, ou observe um colega se mexendo (caminhando, pegando um objeto, escrevendo). Note o movimento nas articulações entre os ossos.

POSIÇÃO DO ROSTO

O desenho do rosto começa com as linhas básicas: uma vertical, para o nariz, e duas horizontais, uma para os olhos e outra para a boca. São essas linhas que vão determinar a posição do rosto (de frente ou de perfil) e a disposição dos elementos nesse espaço. Observe como, de acordo com a linha vertical, viramos o rosto para um lado ou para o outro. Veja também que as outras linhas acompanham a vertical:

DESENHANDO OS OLHOS

Quando desenhamos um olho, devemos nos lembrar de que estamos traçando um globo, do qual vemos somente uma parte.
Note a diferença entre o olho feminino e o masculino. No desenho do olho masculino, em geral, as sobrancelhas são mais grossas e o cílios são mais curtos. Além disso, as sobracelhas são menos curvadas que as femininas.



DESENHANDO O NARIZ E A BOCA

Por estarem muito próximos, o nariz e a boca formam um conjunto, que deve ser desenhado com traços leves.

Duas dicas importantes:

  • Entre o nariz e a boca há uma distancia de mais ou menos a largura de um dedo;
  • Para desenhá-los no lugar certo, imagine um ponto central entre as sobrancelhas. Trace um triângulo até o final do rosto. As abas do nariz e os cantos da boca ficarão apoiados nessas linhas, como mostra a ilustração ao lado.




 



 




DESENHANDO A ORELHA

Observe a orelha nas posições a seguir. Para desenhá-la, utilize o esquema de círculos.












Sugestões de atividade __________________________________

Agora é com você. Como dizem o ditado popular, “A prática leva à perfeição”.

1 - Desenhe um olho na seguinte posição:


a) De frente, olhando para frente.









b) De frente, olhando para o lado.
c) De perfil, olhando para frente.









d) De perfil, olhando para cima ou para baixo.


2 - Faça esboços:

a) Boca e nariz de frente.









b) Boca e nariz de perfil.
c) Orelha de frente.









d) Orelha de perfil.


3 - Faça o desenho de um corpo humano, de frente e de perfil. Começa pela cabeça, e a partir dela meça as outras partes do corpo. Primeiro faça um esboço a lápis e vá acertando as proporções. Quando achar que já está bom, cubra as linhas definitivas com caneta preta.

De Perfil
 _______________________________

1
_______________________________

2
_______________________________

3
_______________________________

4
_______________________________

5
_______________________________

6
_______________________________

7
_______________________________

8
_______________________________


  

De Frente
 _______________________________

1
_______________________________

2
_______________________________

3
_______________________________

4
_______________________________

5
_______________________________

6
_______________________________

7
_______________________________

8
_______________________________































Fonte:
Denise Akel Haddad e Dulce Gonçalves Morbim, A arte de fazer arte -1999,  8ª série, Ed.Saraiva. Tema 4.
htt://pt.wikipedia.org/Leonardo da Vinci
http://osartistasdodesenho.blogspot.com

Um comentário: