terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sugestão de Atividade de Arte

________________________________________________________________ 
______________________________________________________________________ 




 _______________________________________________________________


______________________________________________________________ 



 _________________________________________________________


Orientação ao professor

A Arte em meio ao belo e ao feio.
Objetiva sensibilizar o aluno a investigar o conceito atual de estética.
A obra apresentada, A nadadora, de Pablo Picasso, segue algumas silhuetas. O aluno deverá procurar qual das formas representa a nadadora. Este exercício tem a finalidade de estimular a percepção visual das massas e os contornos irregulares.

Leitura de imagem da obra Homem nu, visto de costas, de Lucian Freud.
Com realismo e naturalidade, essa obra retrata a figura de um homem de aproximadamente 50 anos, com a falta de cabelo. Esse homem gordo e careca está sentado em uma posição que acentua ainda mais suas proporções.
Para alguns, o quadro será denominado de feio, pois o homem representado nele não se encaixa no padrão estético de beleza atual. Para outros, é uma tela belíssima, que retrata o ser humano de maneira real e espontânea.
O conflito existe, porque o que é belo para uns, não é para outros. Esse conceito varia, conforme a maneira de pensar, sentir e entender a arte e a vida. O professor deve levar os alunos a refletirem estes dois conceitos: o belo e o feio nas obras que nos cercam e nas estéticas do dia-a-dia.
O objetivo desta leitura é levar o aluno a questionar o próprio conceito que tem do belo, entendendo um pouco mais a vida, a arte e o ser humano. Baseando-se nessa leitura, o professor poderá, ainda, levar os alunos a explorarem outras imagens em livros de arte e em revistas.

O belo e o feio (atividade)
A atividade propõe que o aluno liste coisas belas em uma coluna e feias em outra. Em seguida, ele deverá investigar suas escolhas para criar o seu conceito de beleza. O professor poderá discutir com eles os critérios utilizados para esta seleção. A partir daí, ele fará as relações com os critérios usados para o julgamento de valor das obras de arte, dos objetos utilitários e dos trabalhos escolares.

Simetria e assimetria, o belo em harmonia.
Trata da relação entre a simetria e a beleza. Propõe-se ao aluno que selecione uma foto 3 x 4 sua ou de um colega ou uma figura de rosto(frontal) recortado de revista e faça a pesquisa, medindo a simetria do rosto.
Anteriormente à sistematização, o professor deverá levar os alunos a pesquisarem a simetria do seu corpo, do ambiente que os rodeia, buscando na natureza e nas revistas elementos simétricos e não simétrico.

 ________________________________________________________________________ 


Obs:  Orientação e sugestão de atividade para as demais disciplinas vocês poderão encontrar no blog oficial da Secretaria Municipal de Educação: 
http://www.secretariaedu2012.blogspot.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário