terça-feira, 10 de abril de 2012

Comunidade Educativa de Arte - Ações 2011

 
RESUMO DAS ATIVIDADES DE ARTES VISUAIS REALIZADAS EM AÇAILÂNDIA – MA NO ANO DE 2011

Formadoras: Fabiana Gonçalves Santos e Neiva Antunes Pinheiro

Acreditamos que arte é o conhecimento mediador da construção social, revelador de intenções e relações, que possibilita o acesso à produção cultural da humanidade, levando seu apreciador a entender melhor sua caminhada e a construir sua identidade. No encontro desses olhares, está a concretização da produção cultural de uma comunidade dialogando com o mundo contemporâneo. Por isso as ações de arte, em parceria com a Comunidade Educativa – CEDAC - propôs situações que viabilizassem a aprendizagem significativa por meio de Formação Continuada de Supervisores, em um total de 50, que eram os agentes multiplicadores nas escolas, e do Projeto de Formação Continuada de Professores do 6º ao 9º Ano – PROFAP, que atendeu 12 professores.
O projeto desenvolvido nas escolas oportunizou situações didáticas em sala de aula para que o aluno apreendesse, através da recepção, apropriação e ressignificação, as concepções e a função da arte na sociedade, conforme orientações do PCN, LDB 9394/96 e Proposta Curricular do Município.
Em março de 2011, iniciamos a Formação Continuada com o orientador da Comunidade Educativa, André Vilela, os Colaboradores dos municípios de Pindaré-Mirim, Santa Inês, Paragominas e Ipixuna, em Arari – MA. O encontro teve como objetivo socializar as ações de encerramento, em Arte, do ano de 2010 e planejar as ações para 2011.
Em abril de 2011, iniciamos a 1ª formação com os supervisores que objetivou o conhecimento prévio do repertório de imagem e sobre o ensino da arte nas escolas. Após discussões e reflexões sobre os assuntos estudados propomos que era necessário aplicar, com urgência, ações que transformassem a prática pedagógica, então apresentamos o projeto, em anexo.
As formações aconteceram durante os meses de abril a outubro de 2011 a fim de que as etapas do projeto fossem executadas com os alunos. Preparamos um cronograma de acompanhamento para observação e orientação das aulas com os alunos.
O encerramento do projeto aconteceu em novembro e dezembro, com exposições nas escolas. Com a exposição, notamos o quanto as aulas de Arte foram diferentes, pautadas em conhecimentos significativos. A cada visita, surpreendíamos o quanto os alunos apreenderam. Dentro dessas perspectivas é que prezamos pela Formação em Serviço, tanto do Supervisor Pedagógico quanto dos Educadores, para que juntos, proporcionem aos alunos, aprendizagem que tenha significado para sua atuação na sociedade.
Em outubro, 04 a 06/10/2011, a Comunidade Educativa, renuiu-se em Arari para apresentar as ações desenvolvidas em 2011, com o objetivo de socializar as ações desenvolvidas em 2011, da Comunidade de Arte de Açailândia para as Comunidades Educativas – Polo NE Estrada de Ferro Carajás – Açailândia, Alto Alegre, Arari, Ipixuna, Paragominas e Pindaré-Mirim, analisar e estudar conteúdos de aprendizagens em Arte e propor ações voltadas para cada município participante e discutir ações educativas, em Arte, para o ano de 2011.
Os resultados obtidos foram sobre a importância do ensino de Arte na escola através da análise de obras/objetos de arte e acima de tudo, o quanto é importante reorganizar essa disciplina nas escolas e promover aprendizagens/formação continuada para os professores desse Componente Curricular. Outro fator importante foi o pré-planejamento das ações para 2012.

 
Participação das Formadoras nos Encontros Regionais de Comunidade de Arte


Estudo e Formação de Arte com os supervisores escolares


Desenvolvimento das aulas de Arte nas escolas

  

PROFAP - Formação de Professores e oficina de arte

 
FOTOS DE ARQUIVO PESSOAL - ATIVIDADES REALIZADAS EM 2011
Fabiana Gonçalves Santos e Neiva Antunes Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário