sexta-feira, 1 de junho de 2012

Teatro de Mamulengo


O Mamulengo é um teatro de características inteiramente populares, onde os atores são bonecos que falam, dançam, brigam e quase sempre, morrem. Muito difundido em alguns Estados do Nordeste do Brasil e principalmente em Pernambuco, tem raízes históricas e origens vinculadas ao teatro medieval europeu.
Guardando elementos vinculados à tradição dos folguedos ibéricos e sendo remanescentes dos espetáculos da Commedia dell´Arte, o Mamulengo baseia-se na improvisação livre do ator (mamulengueiro). Conquanto tenha um roteiro básico para a história, que não é escrita, os diálogos são criados no momento mesmo do espetáculo, de acordo com as circunstâncias e com a forma de reação do público.
Geralmente, o mamulengo utiliza a modalidade do boneco de luva. Mas encontramos também os mamulengueiros que preferem brincar – realizar apresentações - com bonecos de vara.
A tecnologia de construção da cabeça do boneco difere bastante da utilizada na fabricação dos fantoches. A cabeça dos fantoches é confeccionada utilizando o pano, o papel machê, jornal, e outros materiais como insumos do processo de fabricação.
Por utilizar a madeira como matéria prima para a fabricação do boneco, o mamulengo adquire maior resistência e durabilidade. Resiste bem às cenas de pancadaria explícita – muito comuns neste tipo de teatro – como também resiste à ação do tempo.
O mamulengueiro mais completo é aquele que se propõe a construir seus próprios bonecos, é o ator manipulador-artesão, o ator-escultor, criador da obra prima. Além de vestir e interpretar o boneco, emprestando o sopro da vida, lida com a madeira, trabalhando-a, conformando-a, esculpindo-a para que possa receber a tinta que irá caracterizar e dar identidade ao títere.
Há casos em que o mamulengueiro esculpe todo o boneco, inclusive o corpo. O normal, contudo, é utilizar a madeira para esculpir apenas a cabeça e as mãos. O restante do corpo é representado pela luva que veste a mão do manipulador. Com rara frequência encontramos bonecos fabricados de pana – raiz encontrada em mangues e brejos – pano, papel machê e cabaça.
Além dos mamulengos de luva, existem também os de luva e fio. Nesta estrutura, o sistema de fios é manipulado de baixo para cima, contrário ao conhecido esquema das marionetes, onde a manipulação se processa de cima para baixo.
No mamulengo de luva e fio, o boneco possui articulações que tornam possíveis diferentes formas de manipulação, sobretudo a manipulação independente das partes do corpo como a boca, a língua e os olhos. Este tipo de movimentação ocorre quando o ator-manipulador, com a mão direita, aciona um sistema de fios que traspassa o interior do boneco, mantendo a mão esquerda vestida na luva com a função de sustentar e compor o corpo do boneco.
Nos mamulengos de vara, quase sempre todo o corpo é esculpido de madeira. Mas existem variações, são utilizado pano, serragem, algodão e papel para enchimento.

Fonte:
http://teatromanebeicudo.blogspot.com.br/2007/10/o-teatro-mamulengo-e-o-teatro-man.html
http://formasanimadas.wordpress.com/2010/08/09/mamulengo-o-teatro-de-bonecos-popular-no-brasil-fernando-augusto/

17 comentários:

  1. como fazer fantoche com papel mache? e como montar?

    ResponderExcluir
  2. Tem como fazer o boneco com papel feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu katarine fiz e deu certo♥️♥️♥️👩‍🎨👩‍🎨👩‍🎨👩‍🎨👤👤

      Excluir
  3. Essa resenha é uma merda um cocô que tu caga e com seus horários filha da puta chupa rola carai tô vendo lixo não vou perde tempo com lixo carai porra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk me desculpa por nao dizer mais!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Mano, essa resenha não é uma merda, se você não quer perder seu tempo nesse site por que continua nele? Porque quer né?
      Ele não foi feito apenas pra você e sim para quem quiser saber sobre, pra quem quer fazer uma redação sobre esse tema. Você está sendo estúpido, babaca, infantil e sem maturidade. Não atrapalhe quem quer aprender... Pode ter certeza que: a pessoa que fez essa redação fez com muito carinho e dedicação para ajudar quem irá precisar mais pra frente. Sem mais agradeço a atenção 🙃

      Excluir
  4. A foto que ilustra o texto, nada tem a ver com o mamulengo pernambucano e a informação de os bonecos quase sempre morrem é errada. O teatro de bonecos popular do Nordeste não e só o mamulengo, porque na Paraíba é o babau; no Rio Grande do Norte é o João Redondo e no Ceará é o cassimiro côco. Mamulengo é só em Pernambuco, o resto é uma tentativa de generalizar. Fantoche, marionete e títere, são a mesma coisa e eles podem ser de luva, varas, fios e outras técnicas de manipulação. A madeira de que são feitos os mamulengos chama-se mulungu. existem raríssimos bonecos feitos de Panã e bonecos de pano, papel machê e cabaça praticamente não existem entre os verdadeiros mestres mamulengueiros.

    ResponderExcluir