quinta-feira, 26 de julho de 2012

Publicidade


A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial. Ela nasceu praticamente no final do século XIX, quando o sistema de produção em série ganhou força. O grande número de operários nas fábricas, a enorme quantidade de produtos industrializados e a grande massa de consumidores que deveriam não só ser informados da existência dos produtos, mas também levados a comprá-los, fizeram com que a publicidade ganhasse força.
Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos fornecendo informação sobre marcas, companhias e organizações. Para a maior parte dos gestores e profissionais de marketing a publicidade ajuda a vender um produto e constrói a reputação de uma marca ou empresa.
            As técnicas usadas para as realizações publicitárias são as mais variadas e dependem do tipo de comunicação a ser utilizado, podendo ser: gráficas, fotográficas, televisivas, cinematográficas, radiofônicas entre outras.
            A publicidade apresenta aspectos positivos e negativos.
            Aspectos positivos: quando lança produtos ou faz chamadas de ordem social, moral e política.
            Aspectos megativs: quando passa mensagem de violência, de atitudes ruins ou produtos que fazem mal à saúde, como o fumo e o álcool.
Fundamentalmente, a plublicidade representa duas necessidades básicas:
1ª – informar os consumidores da existencia de um produto;
2ª – persuadir o consumidor a comprar o produto.
  
São vários os requisitos a considerar na elaboração de um anúncio publicitário:

1. Deve obedecer aos seguintes aspectos:

ATENÇÃO     INTERESSE      DESEJO     MEMORIZAÇÃO     AÇÃO
           
  • A Atenção prende-se com um grafismo sugestivo;
  • O Interesse, com a linguagem;
  • O Desejo, com estímulos;
  • A Memorização, com técnicas de fixação;
  • A Ação, com o ato da aquisição do produto (a compra).
 2. Deve ser constituído por:
  • Um SLOGAN - texto original, breve, com uma linguagem simples que facilite a sua retenção na memória;
  • Uma IMAGEM - de preferência a cores, para despertar a atenção.
  • Um TEXTO DE ARGUMENTAÇÃO - complementar ao slogan, explicitando mais detalhadamente o produto a promover.
  • Um SÍMBOLO DA MARCA do produto
 Em resumo:

Publicidade é uma palavra que deriva do latim (publicum). É uma técnica que tem por objetivo promover a venda de produtos ou prestar serviços. Baseia-se em três princípios:
      Estudo do mercado - deve conhecer-se bem o mercado, a concorrência, para que a venda seja eficaz.
    Marketing - uso de técnicas para convencer o receptor a comprar a mercadoria. Normalmente, fazem-se promoções, enviam-se amostras, etc.
        Motivação - devem utilizar-se todos os processos para persuadir o consumidor.

Atividade

1) imagine que você foi convidado(a) para montar uma campanha publicitária. Para isso, você necessitará de alguns dados fundamentais. Procure saber do cliente os sequintes dados:

A-   Qual o produtos a ser lançado?(nome, utilidade)
________________________________________________________________________
     
B-   O produto atingirá o mercado:
        (­­­ ­­­­­___) nacional     (___) internacional

C-   Já existe o produto no mercado?
              (___)sim     (___) não

D-   O produto atenderá a qual público?
 (___) jovem    (___) infantil  (___) de meia idade 
 (___) idoso    (___) outros. Quais? ______________________________

E-   Quais as características gerais do produto?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

F-   O produto atenderá a qual classe social?
 (___) média baixa  (___) média alta   (___) alta

G-   Qual será a base da mensagem publicitária?
(___) informativa   (___) didática   (___) agressiva   (___) polêmica  
(___) outros. Quais? _________________________________

H-   Está previsto a presença de pessoas famosas no lançamento do produto?
(___)sim     (___) não

I-     São previstos concursos promocionais?
 (___)sim     (___) não

J-    Qual o veículo puplicitário a ser utilizado?
 (___)TV    (___) rádio   (___) revista   (___) jornal   (___) outdoor  
 (___) outros. Quais? _______________________________________________

K-   Está previsto um slogn?
(___)sim     (___) não

L-    Qual o aspecto do produto que ser quer caracterizar?
(___) tradição   (___) economia   (___) prestígio   (___) qualidade   (___) praticidade  
(___) simpatia   (___) outros. Quais? ________________________

Com base nesses dados, você poderá começar sua campanha.



2) Faça uma campanha publicitária para um esses produtos abaixo.




                  Chá                             Desentupidor de Pia                              Mamadeira





                     Cueca                              Bicicleta                            Guarda chuva

 
3) Você tem os produtos e os slogans, agora crie uma propaganda para um deles.
 
    Macarrão Saboroso
Nós comemos com prazer

    Bombons Dusque
O doce bom da vida

    FlúorMais
Dentes sob controle



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade
http://www.prof2000.pt/users/jmatafer/jornal/publicidade.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário