quinta-feira, 17 de maio de 2012

Expressionismo


O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, de indivíduos que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.
O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, que, com seu estilo único, já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como fonte de inspiração para os pintores: Érico Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, Max Beckmann, etc. Há ainda muitos outros pintores, entre eles, Pablo Picasso, que também foram influenciados por esta manifestação artística. Outro importante pintor expressionista foi o norueguês Edvard Munch, autor da conhecida obra O Grito.
Este movimento revela o lado pessimista da vida, desencadeado pelas circunstâncias históricas de determinado momento. A face oculta da modernização, o isolamento, a alienação, a massificação se fizeram presentes nas grandes cidades e os artistas acharam que deveriam captar os sentimentos mais profundos do ser humano, assim, o principal motor deste movimento é a angústia existencial.
A sua primeira manifestação foi no terreno da pintura, mas depois se espalhou por outros campos como a arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia, etc.
Em nosso país o movimento também foi importante e encontrou sua máxima representação através da pintura, a produção dos anos 1915 e 1916 de Anita Malfatti (1889-1964), em trabalhos como O Japonês, A Estudante Russa e A Boba, são reveladores de seu aprendizado expressionista. Ainda no contexto modernista, é possível lembrar a forte dicção expressionista de parte da obra Lasar Segall (1891-1957) e o expressionismo sui generis de Oswaldo Goeldi (1895-1961). Mais para frente, com as obras de Flávio de Carvalho (1899-1973), e com as pinturas de Iberê Camargo (1914-1994), percebem-se as possibilidades abertas pela sintaxe expressionista do país. As peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas características do expressionismo.
Alguns historiadores determinam para esses pintores o movimento ”Pós Impressionista”. Os pintores não queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam levá-los mais longe.

Principais características:
  • Pesquisa no domínio psicológico
  • Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado.
  • Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas.
  • O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões.
  • Preferência pelo patético, trágico e sombrio. O artista vive não apenas o drama do homem, mas também da sociedade.

Obras expressionistas
O Grito- Edvard Munch                              Os comedores de batatas – Van Gogh   

 
    
 A Boba – Anita Malfatti                                                     Os retirantes – Portinari





                  
   
 Autorretrato - James Enso                                Família – Lasar Segall  

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo
http://www.infoescola.com/artes/expressionismo2/
http://www.brasilescola.com/artes/expressionismo.htm
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3784
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/expressionismo/expressionismo.php
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/expressionismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário