sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dança afro-brasileira


A dança afro-brasileira compõe-se de um conjunto de diferentes danças e dramatizações, que apresentam em comum a raiz negra africana. Recriada no Brasil, nas diferentes épocas e regiões, essa herança foi ganhando novos significados e expressões. Na sua origem, algumas delas eram realizadas para recordar ou relatar aos mais jovens, fatos históricos marcantes. Ao reforçar tradições e fundamentos da sua cultura, as danças tornavam-se um importante meio de autoafirmação do grupo familiar ou social. Outras danças, entretanto, nasceram como meio de expressão e diversão, relacionando ao corpo, emoções e atitudes das pessoas daquele grupo. Eram também uma forma de valorização diante do grupo ou de si mesmos. Revelavam a intensidade do axé (energia) de cada um, de seu poder e capacidade de atuação. Trazidas ao Brasil, com a escravidão, encontraram nas senzalas e nos quilombos, espaço de resistência e afirmação cultural. Durante este século, a dança afro-brasileira, como toda cultura, foi se recriando através do tempo. Hoje, se mantém com uma expressão de características próprias bem marcantes. As danças brasileiras, assim como a raça brasileira, provém das mesmas matrizes: europeia, africana e influências indígenas. Em algumas danças e manifestações folclóricas, já não se percebe mais as suas origens étnicas, criando danças ricas e exclusivamente originadas no Brasil. Podem ser consideradas danças afro-brasileiras várias manifestações da nossa cultura popular: afoxé, samba de roda, dança do maculelê, reggae, samba-reggae, danças rituais e até mesmo o recente axé baiano. Também se destaca a dança afro-brasileira propriamente dita, criada a partir do cotidiano do negro africano. Representam momentos da vida diária da tribo africana - como a colheita, o corte da cana, a preparação da farinha, a caça ou a pesca - ou ritos e tradições, como a chegada de um rei, a coroação ou a morte. Agilidade e soltura de cabeça, ombros, braços, tronco e quadril são pontos em comum dos movimentos, que variam entre intensa energia, lentidão e sensualidade. Os joelhos flexionados e os pés marcando fortemente o ritmo mostram a ligação com a terra.

Algumas danças afro-brasileiras

Tambor de Crioula

A dança não requer ensaios. Originalmente não exigia um tipo de indumentária fixa, mas nos dias atuais a dança pode ser vista com as brincantes vestidas em saias rodadas com estampas em cores vivas, anáguas largas com renda na borda e blusas rendadas e decotadas brancas ou de cor. Os adornos de flores, colares, pulseiras e torços coloridos na cabeça terminam de compor a caracterização da dançante. Os homens trajam calça escura e camisa estampada.
A animação é feita com o canto puxado pelos homens com o acompanhamento das mulheres. Um brincante puxa a toada de levantamento que pode ser uma toada já existente ou improvisada. Em seguida, o coro, integrado pelos instrumentistas e pelas mulheres, acompanha, passando esse canto a compor o refrão para os improvisos que se sucederão. Os temas, puxados livremente em toadas, podem ser classificados como de auto apresentação, louvação aos santos protetores, sátiras, homenagem às mulheres, desafio de cantadores, fatos do cotidiano e despedida.
O tambor de crioula é uma dança afro-brasileira encontrada no Estado do Maranhão e praticada sobre tudo por descendentes de africanos. A principal característica coreográfica da dança é a formação de um círculo com solistas dançando alternadamente no centro. Um de seus traços distintivos é a Punga ou Pungada, (a umbigada).
A música que acompanha a dança é tocada por três tambores de madeira com couro preso por cravelhas em uma das extremidades e fixada por fricção. Os tambores são afunilados e escavados. Atualmente utilizam-se também tambores de cano plástico PVC.

Maracatu

O Maracatu Nação é uma manifestação da cultura popular brasileira, afrodescendente e de cunho religioso. Surgiu durante o período escravocrata, provavelmente entre os séculos XVII e XVIII, onde hoje é o Estado de Pernambuco, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu. Como a maioria das manifestações populares do país é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e europeias.
Apesar de existirem muitas visões, histórias e hipótese diferentes, a explicação mais difundida entre os estudiosos a cerca da origem do Maracatu Nação é a de que ele teria surgido a partir das coroações e autos do Rei do Congo, prática implantada no Brasil supostamente pelos colonizadores portugueses e por consequência permitida pelos senhores de escravos.
Os eleitos como Rainhas e Reis do Congo eram lideranças políticas entre os cativos, intermediários entre o poder do Estado Colonial e as mulheres e homens de origem africana. Destas organizações teriam surgido muitas manifestações culturais populares que passaram a realizar encontros e rituais em torno dessas representações sociais, dando origem ao Maracatu de Baque Virado.
Com a abolição da escravatura no Brasil, no fim do século XVIII, o Maracatu passa gradualmente a ser caracterizado como um fenômeno típico dos carnavais recifenses, como ocorreu com o Frevo e outras práticas populares tipicamente brasileiras, tendo em diversos “agrupamentos” uma forte ligação com a religiosidade do Candomblé ou Xangô Pernambucano.
Atualmente existem grupos percussivos que trabalham com elementos da Cultura do Maracatu Nação em quase todos os estados brasileiros e em diversos países como Canadá, Inglaterra, França, Estados Unidos da América, Japão, Escócia, Alemanha, Espanha, entre outros.

Capoeira

 Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade associada a dança. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.

Maculelê

Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a Capoeira e o frevo.

Samba de roda

Samba de roda é uma variante musical mais tradicional do samba, originário do estado brasileiro da Bahia, provavelmente no século XIX.
O estilo musical tradicional afro-brasileiro é associado a uma dança, que por sua vez está associada à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado principalmente por canto e palmas.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maculel%C3%AA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_de_roda
http://www.iecbr.com.br/redes-ler.asp?id=104
http://contatocultural.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm

72 comentários:

  1. Isso me ajudou muito no meu trabalho sobre cultura afro-brasileira!brgada!Mas existe mais danças afro-brasileiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em minhas pesquisas para elaboração dessa postagem procurei colocar as danças afro-brasileiras mais conhecidas. Mas quando se fala em danças africanas podemos encontrar um leque bem variado.

      Excluir
    2. Eu adorei facilito muito meu trabalho! beijos

      Excluir
    3. Eu também estou fazendo um trabalho sobre a cultura afro-brasileira.
      '-'

      Excluir
    4. eu tambem estou fazendo um trabalho sobre a cultura afrobrasileira

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. hé hé
      me asutou muin to o briga do

      Excluir
    7. dinada.eu.so.m uinto.lega.e .a.frozen.tambéin~.

      Excluir
    8. @mellryfofa existem muito mais danças,ela só colocou algumas.

      Excluir
    9. Eu vim do futuro
      E A cultura aqui no futuro é passar sempre álcool gel na mão e usar mascaras na rua

      Excluir
    10. Eu vim do futuro mais longe, lá do ano de 3045.
      Aqui é tudo tecnológico e a cultura afro-brasileira é totalmente comum entre alguns, mas a cultura mais praticada aqui é a cultura hipotética com os robôs(ter relações sexuais com Robôs)

      Excluir
  2. Oi Fabiana, gostaria de te parabenizar pela postagem, muito legal. Confesso que contribuiu muito para meu trabalho. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Espero poder continuar contribuindo com você. Um super beijo em seu coração!

      Excluir
    2. eu gostei muito bbbbbbbbbbbommmmm
      mas eu otiei

      Excluir
  3. muito obrigado , voce foi muito util e me ajudo postando coisas assim de parabenizo por isso

    ResponderExcluir
  4. ta de parabéns , Adorei tudo muito bem Explicado e sucesso Dona Fabiana !

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Fabiana por esse trabalho exelente vai me ajudar muito com o trabalho de arte !! beijos By: Carol Alves 7ª série

    ResponderExcluir
  6. gostei muitos dos assuntos RELACIONados A DANça afro-bRASILEIRAS todas elas ficaram bem elaboradas na minha pesquiza escolar .

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigado esse site me ajudou Muito,Tem o Meu Apoio (y)

    ResponderExcluir
  8. Eu fico impressionado como ainda tem tanta gente que considera capoeira uma dança, capoeira não é uma dança, quando que vão aprender isso? '-' belo artigo, mas capoeira não é uma dança, e sim, uma forma de defesa que os escravos africanos criaram para se defender, logo como meio de defesa não é uma dança, ninguém se defende dançando bale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Capoeira é Patrimônio Cultural, inicialmente era luta legítima, porém hoje pode ser considerada como dança, esporte, jogo, brincadeira popular ou na sua mais alta semântica que é a luta. Então, chamar a Capoeira de dança, culturalmente, não é errado. Todavia como fato histórico é uma luta camuflada de dança.

      Excluir
  9. Valeu, ajudou pro meu trabalho de compensação de ausência de artes.

    ResponderExcluir
  10. vlw me ajudo no meu trabalho de escola (:

    ResponderExcluir
  11. estou fazendo um trabalho sobre a cultura afro-brasileira e me ajudou muito no meu
    trabalho

    ResponderExcluir
  12. Obg me ajudou pra caraca !!! O meu trabalho era sobre Danças afro-brasileira e indígenas

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito me ajudou sobre meu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trabalho do q? meu filho

      Excluir
    2. mas amiga se o site é sobre as danças afro-brasileiras o trabalho seria sobre o que?? hahaha

      Excluir
  15. Me ajudou muito! Estou fazendo um trabalho de história..... Adorei....👏👏👏

    ResponderExcluir
  16. ESTOU FAZENDO UM TRABALHO PRA ESCOLA E ME AJUDOU BASTANTE.MUITO OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela postagem gostei muito fiz uma leitura, antes e resumir coloquei oq eu sabia,meu professor pediu pra fazer uma trabalho em base o que aprendemos sobre o assunto.
    Então eu tive que resumir pra por pequenas palavras minhas mas parabéns mim ajudou muito.

    ResponderExcluir
  18. e7u gosto mewsmo fde dança a fro brasileiras e muito bacana de verdade e voces gostan ou nao responde ai pessoal obrigada poe ler esse recado

    ]

    ResponderExcluir
  19. Muito bom, Me ajudou no meu esdudo para a prova. Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Muito bom, Me ajudou no meu esdudo para a prova. Obrigado

    ResponderExcluir
  21. Muito bom, Me ajudou no meu esdudo para a prova. Obrigado

    ResponderExcluir
  22. bom dia Fabiana, foi de grande valia seu trabalho, me ajudou muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Eu estou fazendo um trabalho e achei muito interessante as danças

    ResponderExcluir
  24. Frevo é uma dança afro brasileira?

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei da dança samba de roda e da capoeira

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei de td pq cada um coisa dança capoira

    ResponderExcluir
  27. Estou fazendo um trabalho da ayjsdafsyfay e me ajudou bassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  28. ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  29. amei acho que minha redeção vai ter um 10 que legal

    ResponderExcluir