quarta-feira, 17 de outubro de 2012

História da Fotografia


 Para chegar até a foto digital muitas transformações aconteceram ao longo do tempo. E a criação final não pode ser considerada obra de uma pessoa só. Diversos sábios e pesquisadores foram somando conceitos até chegar ao que conhecemos hoje como foto. A começar por Leonardo da Vinci por volta de 1558 quando usava a câmera escura, que foi a base da invenção da fotografia, usada para o registro de imagens. Um personagem importante foi Ângelo Sala, em 1604 descobriu que um composto prata ficava escuro quando exposto ao sol. Johann Heinrich Schulze descobriu que tal substância prata era halógena, que se convertera em prata metálica.
A fotografia é o processo de obter imagens através da ação da luz. A primeira fotografia de que há registo (a preto e branco) é de 1826 e o seu autor foi o francês Joseph Nicéphore Niépce.
O trabalho de Niépce, que para ele se chamava heliografia (gravura com a luz do sol), não se parecia com as fotografias atuais. A sua fotografia de 1826 é considerada a primeira foto permanente do mundo e foi feita sobre uma placa de estanho, coberta com um derivado de petróleo chamado betume e exposta durante cerca de 8 horas à luz solar.
Nove anos mais tarde, Henry Talbot obteve os primeiros negativos e em 1839 Louis Daguerre divulgou o primeiro processo fotográfico industrial ou se quisermos o percursor da máquina fotográfica – o daguerreotipo.
A técnica foi evoluindo e em 1871 surge a fotografia instantânea que veio revolucionar por completo as expressões artísticas. Até então a pintura era o único processo capaz de imitar a realidade visível como se fosse uma imagem fotografada.
Com o aparecimento da fotografia a pintura pôde aspirar a outros objetivos que não fossem a exata reprodução do que os olhos veem.
A partir de 1888 é que de fato a fotografia se popularizou surgindo empresas como a Kodak, abrindo portas para que todos pudessem tirar suas fotos com máquinas e os rolos de filme. Primeiramente surgindo em preto e branco e depois os filmes coloridos, com melhorias também na qualidade, no foco e na rapidez da revelação.

Mas a grande transformação na história da fotografia estava por vir no final do século XX com a digitalização. A foto digital superou todas as expectativas reduzindo custo, acelerando a produção, facilitando o armazenamento e visivelmente dando alta qualidade às imagens.
Para o fotógrafo amante da fotografia em preto e branco, pouco mudou desde a introdução da câmera Leica de filme de 35mm em 1925 até os dias de hoje.
A fotografia digital, como todas as novas tecnologias, tem sua origem nas pesquisas militares durante a Segunda Guerra, mais especificamente no programa espacial norte-americano. As primeiras imagens sem filme registraram a superfície de Marte e foram capturadas por uma câmera de televisão a bordo da sonda Mariner 4, em 1965. Eram 22 imagens em preto e branco de apenas 0,04 megapixels, mas que levaram quatro dias para chegar à Terra. Ainda não eram “puramente digitais”, já que os sensores daquela época capturavam imagens por princípios analógicos televisivos.
A fotografia digital teve seu primeiro modelo em 1975. Foi construída por Stven J. Sasson, um funcionário da Kodak. O protótipo pesava aproximadamente três quilos, a resolução era somente 0,01 megapixels. A imagem demorava 23 segundos para ser gravada numa fita cassete digital e mais 23 segundos para ser lida e transmitida numa televisão. Hoje, a fotografia digital é uma realidade. O preço de uma máquina digital já é acessível para muitos bolsos.
O processo e mecanismo de uma câmera digital é semelhante ao analógico. O princípio continua o mesmo. A primeira coisa que precisa saber é que as câmeras digitais não utilizam filme, ela captura a luz da cena a ser fotografada por meio de células fotossensíveis chamadas Charged Coupled Device (CCD). Essa informação é captada analogicamente, depois é digitalizada e armazenada em um meio magnético, que pode ser smart card ou memória stick. Com essa tecnologia, a imagem pode ser armazenada como arquivo digital e posteriormente ser alterada.
Atualmente, os fabricantes oferecem diversos tipos de câmeras digitais, com desenhos diferentes, cores, mais ou menos funções, resolução de imagem e preço.



Fonte:
http://dodesenhoafotografia2.blogspot.com.br/2009/05/origem-da-fotografia.html
http://fotocachaca.blogspot.com.br/2011/04/historia-da-fotografia-resumo.html
http://www.zun.com.br/historia-da-fotografia-resumo/
http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=108:histfoto&catid=46:fotohistoria&Itemid=68
http://www.julioatila.com/2011/09/potografia-digital-capitulo-ii-nova-era.html
 


4 comentários:

  1. Gostei muito de seu texto , me ajudou muito com minha pesquisa .Obrigado :D

    ResponderExcluir
  2. sou apaixonado por fotografia. Deis de criança eu mi fascino por este trabalhos hoje eu tenho 25 anos e continuo amando todo os trabalhos que os fotógrafos fazem

    ResponderExcluir
  3. informações valiosas para a criação da minha eletiva. sou professora de artes. pretendo fazer minha eletiva sobre fotografia! obrigada! seu texto me ajudará bastante! ;)

    ResponderExcluir