sábado, 19 de janeiro de 2013

Critérios para Avaliar em Arte



Professor, procure sempre que possível analisar conjuntos de trabalhos dos alunos, isto favorece que cada aluno visualize sua produção em percurso de criação individual, sem se prender a um ou outro trabalho onde pode ter tido resultados que não gostou.
Procure incentivar falas sobre a própria produção e socialização dessas entre todos da sala de aula.
Os juízos estéticos de bonito e feio não devem ter pertinência, o professor deve destacar a adequação técnica e a força expressiva ou construtiva dos trabalhos desenvolvidos com os alunos.  É bom que se tenha espaço para leitura de trabalhos coletivos e individuais, avaliando dessa forma o individual e o coletivo.
As estratégias de avaliação em Arte podem ser as mais variadas e deverão ser selecionadas pelo professor, dependendo de sua disponibilidade e da infraestrutura física que a escola oferece.  
Listamos abaixo, para efeito de exemplo, algumas estratégias, que devem, preferencialmente, ser utilizadas em conjunto.
·         Pasta/portfólio - Cada aluno terá sua pasta individual, onde colocará sua produção e todo o material que considerar interessante como referência para futuras produções ou estudos. O professor tem acesso fácil, assim, ao produto do desenvolvimento de suas aulas.
O portfólio permite, ainda, que o professor tenha um registro constante do processo de aprendizagem do aluno, pois nele ficam praticamente todos os materiais que lhe proporcionem interesse e que tenham sido resultado do trabalho em Arte.
·         Diário de bordo - Caderno de anotações, gravador ou câmera no qual o aluno registra acontecimentos, seus pensamentos, seus sentimentos, o que aprendeu, suas facilidades, dificuldades etc.
No diário de bordo, o professor verificará todo o caminho que o aluno percorreu para realização de determinadas atividades, seus sentimentos, suas emoções individuais. Isso oferece respaldo significativo para a aprendizagem e para o professor, que pode ter uma atitude reflexiva em relação ao próprio trabalho.

·         Autoavaliação - Pode ser oral ou escrita, individual ou em grupo, em que o aluno relata o que aprendeu, seu comportamento e suas atitudes em relação às aulas de Arte.
É fundamental, pois o professor poderá verificar se tanto seu trabalho quanto o do aluno estão se concretizando, fazendo com que interajam no processo de construção e de ampliação do próprio conhecimento em Arte, bem como lidar com o socioemocional.
·         Entrevista - Pode ser feita pelo professor ao longo do ano. Deve ser preferencialmente gravada, podendo ser também registradas as observações dos alunos durante o período. Através da entrevista, professor e aluno estarão obtendo informações sobre o andamento do processo educativo em Arte.
É importante para que o aluno resgate ideias que não foram registradas de outra maneira ou que se perderam. Potencialmente, propicia que, ao longo do tempo, professor e aluno possam ter uma visão mais integral dos processos de criação e de construção de conhecimento.
·         Aferições conceituais e de termos técnicos - São questionários e testes que, aplicados de tempos em tempos, contribuem para a avaliação do domínio do vocabulário próprio de referência técnica e conceitual da Arte.

O conhecimento e a expressão em Arte supõem o domínio de conceitos e termos técnicos na área. Para saber Arte, o aluno deve incorporar em seu vocabulário alguns termos específicos, bem como saber inter-relacioná-los. A aferição desse vocabulário propiciará meios para que ele possa tanto pensar como fazer e apreciar Arte.
A avaliação formativa deve ser constante no processo educacional. Ao ser escolhida como o método de avaliação em Arte, deixa-se claro que ela deverá ser utilizada de forma coerente e estruturada, de modo que se tenha um ensino de Arte comprometido com a construção de conhecimento e o envolvimento com sentimentos e emoções, com a possibilidade de expressão individual e coletiva.

SUGESTÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO DO ALUNO
NOME: _________________________________________________________


QUESITOS

SIM

NÃO

ÀS VEZES

COMENTÁRIOS
Participo das aulas falando ou escrevendo sobre minhas ideias.




Participo dos trabalhos em grupo.




Faço as atividades práticas de arte propostas.




Pergunto ao professor para compreender melhor.




Peço ajuda ao professor e aos colegas nos trabalhos
práticos, se necessário.




Ajudo colegas quando solicitado.




Sou organizado e cuidadoso com materiais de arte.





Neste bimestre aprendi:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O que mais gostei de aprender foi:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


FICHA DE AVALIAÇÃO PARA O PROFESSOR
ALUNO: ________________________________________________________


FAZER ARTE

SIM

NÃO

ÀS VEZES
Domínio do plano expressivo (procedimentos)



Domínio do plano construtivo (procedimental)



Organizado no trabalho em trabalho em etapas (procedimental)



Tolera frustações e embates técnicos (atitudinal)



Concentra-se ao trabalhar



É autoconfiante em relação aos próprios trabalhos



Trabalha em cooperação com colegas (procedimental)




VER ARTE



Observa as imagens ou obras apresentadas pelo professor
(procedimental e conceitual)



Observa e comenta trabalhos dos colegas (procedimental e conceitual)



Realiza leitura dos próprios trabalhos (procedimental e conceitual)



Fala sobre imagens e obras estudadas (procedimental e conceitual)



Relaciona imagem ou obra estudada com outros temas (procedimental e conceitual)



Relaciona imagem ou obra estudada com outras (procedimental e conceitual)



Observa atentamente trabalhos de arte (procedimental e conceitual)




CONHECER ARTE



Faz perguntas e manifesta interesse com domínio de conteúdos já ensinados (conceitual)



Expressa ideias sobre arte respeitando a diversidade das culturas (atitudinal)



Participa das atividades em grupo (procedimental)



Realiza as tarefas reflexivas, fazendo arte ou por escrito (conceitual)



Manifesta opinião crítica sobre obras em estudo (conceitual)



Interage respeitando as ideias dos colegas sobre arte (conceitual e atitudinal)



Interage com falas do professor sobre arte (conceitual)



Comentários do professor sobre o bimestre:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_

Fonte:
Proposta Curricular de Arte do 6º ao 9º Ano do ensino Fundamental do município de Açailândia - MA
 

9 comentários: