quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Paródia na Educação Infantil



Paródia para os pequeninos

Repertório atual infantil

         
   Muito do repertório infantil atual chega às crianças através da internet, e às vezes da televisão, como Galinha Pintadinha, Palavra Cantada, Patati Patatá, Adriana Partimpim, etc. Galinha Pintadinha é um repertório ótimo, por ser muito conhecido das crianças. Muitas músicas destes artistas são de domínio público (Galinha Pintadinha e Patati Patatá) ou regravações de repertório antigo. No caso das músicas autorais de artistas como os citados Palavra Cantada, há que se criar um costume pois nem todas as crianças conhecem, mas sempre adoram. Além disso, as músicas possuem um valor educacional enorme.

Repertório antigo

O repertório infantil mais antigo não deve ser ignorado, como Balão Mágico, Trem da Alegria, Sítio do Picapau Amarelo, etc. Muitas crianças conhecem estas músicas porque ainda tocam nas festas de aniversário das próprias crianças, talvez porque os pais gostem. Este repertório é ótimo de ser trabalhado e ainda gera uma identificação com as professoras de educação infantil, já que muitas eram crianças quando estas músicas tocavam.

Cirandas e parlendas

            Estas músicas ainda funcionam e funcionarão sempre. As parlendas são aqueles versos simples utilizados em brincadeiras de crianças, como:

“Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.”

“Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos.”


            As cirandas são as populares cantigas de roda. Creio que todos conhecem várias, como: Não atire o pau no gato, Escravo de jó, Peixe vivo, etc. Como muitas estão associadas a brincadeiras, torna a atividade bem divertida.





Fonte:
http://musiqueducando.com.br/construcao-de-repertorio-para-educacao-infantil/
 

2 comentários:

  1. O que tem haver Arte com cultura e folclore?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem tudo haver, uma vez que a arte, a cultura e o folclore faz pate de algo maior que é impossível separa-las.Não há como falar de um sem que o outro esteja envolvido.

      Excluir