segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cartum e Charge, qual a diferença?

Cartum

Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico retratando de uma forma bastante sintetizada algo que envolve o dia-a-dia de uma sociedade.
O termo é de origem inglesa, e foi pela primeira vez utilizado neste contexto na década de 1840, quando a revista Punch publicou uma série de charges que parodiavam estudos para os frescos do Palácio de Westminster, adaptados para satirizar acontecimentos da política contemporânea. Os projetos dos artistas, expostos, foram alvos das críticas e da mordacidade do povo inglês, e a revista PUNCH resolveu os seus próprios cartuns, parodiando a iniciativa da Corte.
O significado original da palavra cartoon é mesmo "estudo", ou "esboço", e é muito utilizada nas artes plásticas.Este tipo de desenho é ainda considerado uma forma de comédia e mantém o seu espaço na imprensa  escrita atual.
No Brasil, foi na revista Pererê, de Ziraldo edição de Fevereiro de 1964, que se lançou o neologismo cartum, logo adotado no jargão profissional. Na composição do cartum podem ser inseridos elementos da história em quadrinhos, como os balões de falas, subtítulos, onomatopéias e até mesmo a divisão de cenas em quadrinhos. A narrativa do cartum pode ocorrer numa cena ou numa sequência de cenas.

Charge

Charge é um estilo deilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.
As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até os tempos de hoje.
O cartum, assim como a charge, é uma piada gráfica. O que diferencia uma arte da outra é que a charge está presa a acontecimentos mais recentes, portanto mais próxima do jornalismo e, de certa forma, a ele atrelada. O cartum é atemporal, seu tema é universal, compreendido por todos, independente de tempo e lugar.

 
Fonte:

8 comentários:

  1. o cartum é tipo de texto inteligente que eu adoro ler.

    ResponderExcluir
  2. Estava à procura de subsídio para dar aulas sobre charge e encontrei sua postagem. Obrigada pela colaboração.

    ResponderExcluir
  3. nao entendi muito qual é a diferença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a charge está presa a acontecimentos mais recentes, portanto mais próxima do jornalismo e, de certa forma, a ele atrelada. O cartum é atemporal, seu tema é universal, compreendido por todos, independente de tempo e lugar.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigado !!!

    Me Ajudou Na Pesquisa Para A Escola !! ✌

    ResponderExcluir