quarta-feira, 4 de maio de 2011

Reprodução de Desenho em Quadriculado

Técnica de reprodução, ampliação e redução de figuras usando a técnica do quadriculado.

Muita gente adoraria saber desenhar, mas nem imagina como começar. Pois com um pouco de técnica e imaginação é possível dar o primeiro passo na arte do desenho.
A importância de saber observar as proporções adequadas em um desenho é essencial. Isto por que desenhar implica em treinamento do olho para enviar mensagens à mão a fim de que represente um objeto tridimensional numa superfície bidimensional. Sem o treinamento você não conseguirá exprimir a forma real de um objeto e sua relação com o espaço em volta dele.
Sem dúvida uma das formas de treinar a observação é através do uso do quadriculado. Este método foi desenvolvido no Renascimento para facilitar o desenho. Albrecht Dürer, desenhista e pintor alemão criou alguns artifícios para resolver o problema das proporções dos desenhos que desenvolvia.
Esse método permite além de cópias em diversas escalas, também permite fazer um planejamento mais elaborado, de forma que o tema sempre caiba no papel. Atualmente com o advento da fotografia fica bem mais fácil de trabalhar com o quadriculado. É só quadricular a foto.

Veja o processo de ampliação pela técnica do quadriculado:
A figura tem 8 centímetros de altura por 8 centímetros de largura, pego uma régua e resolvo que quero fazer um quadriculado de 1,00 centímetro em 1,00 centímetro para medida da largura, da mesma forma faço com a altura. O resultado é um quadrado 1,00 x 1,00 centímetro. A figura ficaria assim:


Tendo estabelecido as medidas do desenho original (quadrados de 1,00 x 1,00), resolvo que quero ampliar duas vezes. O próximo passo é desenhar uma grade de 2,00 centímetro por 2,00 centímetro, tanto de altura como de largura. Quando termino de fazer a grade (quadrícula) eu começo a transferir o desenho reduzido para a grade ampliada, assim como no jogo de batalha naval observando os números da altura com os números da largura, se, por exemplo estiver desenhando o quadro 5 da largura com o 4 da altura então me concentro somente nele:
Se você seguir pacientemente todas as linhas da grade, assim como o pirata tem que seguir um mapa para achar o "x" e consequentemente o tesouro, então você terá seu desenho feito rigorosamente dentro das proporções pré-estabelecidas, e no final facilmente você chegará a esse resultado:
Essa é uma técnica de ampliar trabalhosa, entretanto é compensadora pelos resultados proporcionados.

   



Por meio da técnica da quadriculação, é possível reproduzir uma imagem com boa precisão. Inicialmente, comece reproduzindo figuras simples. Agora, pegue lápis, papel, régua e... Mãos à obra!







Temos aqui duas sugestões de figuras para reproduzir.



Fonte:
http://desenhistasautodidatas.blogspot.com
http://flaviagarciafernandes.blogspot.com

3 comentários:

  1. e se eu quizer reproduzir uma imagen de 30 centimetros de altura ´por 20 centimetros de largura. em uma superficie de 3 metros por 3 metros . ?

    ResponderExcluir
  2. Em que época a técnica do quadriculado surgiu?

    ResponderExcluir
  3. como reproduzir um desenho?

    ResponderExcluir