terça-feira, 28 de outubro de 2014

Instrumentos Musicais



Instrumentos musicais
            Um objeto que pode ser usado para fazer música é chamado instrumento musical. Um instrumento musical pode ser tão grande e complexo quanto um órgão ou tão pequeno e simples quanto um sino ou um apito minúsculo. Os instrumentos musicais são encontrados em quase todas as culturas e em todos os períodos históricos. Cientistas encontraram tambores de argila e trompetes de búzios que foram usados por alguns dos primeiros seres humanos, milhares de anos atrás.
            Os instrumentos musicais possuem grande poder de despertar e expressar emoções humanas e já foram empregados para muitas finalidades diferentes. Em alguns lugares se pensava que tivessem poderes mágicos. Em muitas culturas, tambores eram usados para afastar maus espíritos. Religiões de todo o mundo usam instrumentos em cerimônias de culto e para festejar datas sagradas. Instrumentos musicais têm sido usados para anunciar a chegada de reis e para instigar soldados à batalha. Além disso tudo, naturalmente, são tocados por prazer e para entretenimento.
            Os instrumentos podem ser tocados individualmente ou em grupo. Em muitos tipos de música, um grupo de músicos que tocam juntos é conhecido como banda. Na música erudita ocidental, a música tocada por um grupo reduzido de músicos é conhecida como música de câmara. Um grupo maior de instrumentistas é chamado orquestra.


Instrumentos de percussão

Os instrumentos de percussão geralmente são usados para dar ritmo à música. Eles produzem som quando são batidos, agitados, arranhados, dedilhados ou friccionados. Essa classe de instrumentos abrange sinos, pratos, castanholas, gongos, chocalhos, xilofones e tambores. Estes últimos têm uma membrana esticada que vibra quando é batida ou friccionada. Eles podem ser tocados com as mãos ou com outros objetos, como baquetas.




Instrumentos de corda

            Os instrumentos de corda usam uma corda esticada que vibra quando é dedilhada, batida ou friccionada com um arco. Esses instrumentos se dividem em categorias, baseadas no modo como as cordas são presas ao corpo do instrumento. As principais categorias são harpas, alaúdes, cítaras e liras. Uma harpa tem muitas cordas, cada uma das quais produz uma nota diferente. O comprimento da corda determina o som que ela produz. As notas mais agudas saem das cordas mais curtas.
            Os instrumentos de corda básicos da orquestra sinfônica moderna pertencem à família do alaúde. Isso significa que as cordas são esticadas por um braço longo que se projeta do corpo do instrumento. Entre esses instrumentos se contam (do menor ao maior) o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. As cordas são friccionadas com o uso de um arco com cerdas de crina de cavalo ou são dedilhadas. À diferença da harpa, esses instrumentos possuem apenas quatro ou cinco cordas cada. Para modificar o som, o instrumentista pressiona as cordas com os dedos em pontos diferentes do braço do instrumento. O resultado prático é o encurtamento temporário da parte da corda que produz o som. O corpo de madeira do instrumento (caixa de ressonância) amplifica o som.
            Violões, banjos e cítaras também fazem parte da família dos alaúdes. Para tocá-los, o instrumentista usa só seus dedos ou também um pequeno instrumento de plástico ou de metal chamado palheta. A guitarra elétrica emprega um amplificador eletrônico para aumentar o volume do som.


Instrumentos de sopro

            Nos instrumentos de sopro, o som é gerado por um fluxo de ar que percorre o corpo do instrumento ou flui em volta dele. Na maioria dos casos, o ar vem da boca do instrumentista. Nas orquestras ocidentais modernas, os instrumentos de sopro se dividem em metais (feitos de latão ou outro metal) e madeiras (feitos de madeira ou metal). Os instrumentos do grupo dos metais incluem o trombone, o trompete, a trompa e a tuba.
            Muitos dos instrumentos do grupo das madeiras produzem som quando o ar provoca a vibração de uma lâmina fina de cana-do-reino ou metal, chamada palheta. O clarinete e o saxofone possuem uma palheta cada, enquanto o oboé e o fagote têm duas palhetas. A flauta e o flautim são madeiras sem palheta. Nos instrumentos do grupo das madeiras, o músico pode produzir sons diferentes, tampando furos com os dedos ou com chaves que ele pressiona com os dedos. Isso muda a vibração do ar ao fluir pelo corpo do instrumento.
            Muitos tipos diferentes de flautas são tocados em todo o mundo, como o pífano, a flauta de Pã e a flauta doce. A gaita de fole, outro tipo de instrumento de sopro, tem um ou mais tubos com palhetas. O ar é forçado de uma bolsa (o fole) pelos tubos, levando as palhetas a vibrar. Um dos tubos tem furos que podem ser cobertos pelos dedos, usados para tocar notas específicas.



Instrumentos de teclado

            Para tocar um instrumento de teclado, o músico pressiona teclas. As teclas controlam um mecanismo que produz som. No caso do piano e do cravo, o som é produzido por cordas. As cordas do piano são acionadas por martelos, enquanto as cordas do cravo são beliscadas. No caso do órgão, ar comprimido é bombeado pelos tubos para produzir os sons. No caso do acordeão, harmônica ou sanfona, o músico pressiona sobre uma caixa pregueada chamada fole. Com isso, o ar é forçado por duas palhetas, produzindo o som. O órgão eletrônico e o sintetizador produzem muitos tipos diferentes de sons eletrônicos.





1 - Qual desses instrumentos Musicais não é um instrumento de percussão?


R: ______________________


2 – Observe os instrumentos a seguir e depois os reorganize de acordo com a sua classificação.



INSTRUMENTOS DE SOPRO
INSTRUMENTOS DE CORDA
INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO
INSTRUMENTOS DE TECLADO





















Fonte:
http://escola.britannica.com.br/article/481992/musical,%20instrumento  Acesso em:
28 de outubro de 2014.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Instrumento_musical



Nenhum comentário:

Postar um comentário